Junho Verde

Junho Verde

Sugestões de liturgias temáticas, estudos bíblicos, desafios e campanhas para se engajar

 

A Campanha “Junho Verde” tem o objetivo dedicar o mês de junho todo para sensibilizar e engajar a sociedade sobre a importância do cuidado ambiental. O Movimento Renovar Nosso Mundo apoia a campanha e convida as igrejas a se envolverem. Confira nossas dicas sobre o que fazer.

Faça um culto com programação temática sobre Meio Ambiente

Uma ótima forma de mobilizar a igreja para se engajar com questões ambientais é aproveitando o momento de culto comunitário. É a ocasião ideal para fazer reflexões, citar versos bíblicos, apresentar informações e fornecer uma série de conteúdo que podem sensibilizar e engajar a igreja para o cuidado com a criação.

Se você é membro de uma comunidade cristã, fale com seu líder ou pastor sobre a possibilidade de usar um domingo do mês de Junho para fazer uma programação temática, voltada para a criação de Deus.

Se você é líder ou pastor, veja o testemunho e a experiência do pastor John Medcraft e se inspire para mobilizar sua igreja local. Assista aqui.

Para lhe ajudar, disponibilizamos abaixo dois modelos de liturgias. Baixe e adapte para usar em sua igreja.

Liturgia 1 | Liturgia 2.

Faça um plantio de árvores

O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O retorno desta atividade é sentido rapidamente e o investimento é muito pequeno.

Você pode plantar na sua casa ou no espaço da sua igreja. Ou se na sua casa e na sua igreja não houver espaço, você pode procurar uma praça ou terreno que seja possível fazer o plantio. Escolha com cuidado o local e observe se precisa de autorização.

Em 2020, o movimento Renovar Nosso Mundo mobilizou 27 entidades, entre igrejas e organizações cristãs, que juntas fizeram o plantio de 161 mudas, de diferentes espécies de árvores. Leia mais aqui, veja as fotos e se inspire.

Confira dicas para fazer um plantio correto, aqui.

“A MELHOR ÉPOCA PARA PLANTAR UMA ÁRVORE FOI HÁ 20 ANOS ATRÁS; O SEGUNDO MELHOR TEMPO É AGORA” PROVÉRBIO ZEN.

Faça um Estudo Bíblico em grupo

Festa das Primícias – Festa dos Pobres

Porventura pensamos em alimentar os famintos com as sobras do segmento afluente da sociedade? Considerando que precisaríamos de duas ou três vezes os recursos de nosso planeta para proporcionar a todos os habitantes o mesmo padrão de vida dos ricos, existe uma proposta sustentável na perspectiva bíblica? (Autor: Werner Fuchs. Clique aqui para baixar)

Uma perspectiva bíblica do Meio Ambiente

Os cristãos deveriam se importar com o meio ambiente? Às vezes, os cristãos relutam em levar as questões ambientais a sério. Em alguns casos, isto ocorre porque não compreendemos as questões ambientais do ponto de vista de Deus. Isto significa compreender os propósitos de Deus para a criação, desde o princípio, atualmente e para o futuro. Esse estudo bíblico nos ajudar a descobrir o que Deus pensa sobre o meio ambiente e qual deve ser a nossa resposta. (Acesse aqui).

Transformação, justiça e o suficiente para todos nós!

Importar-se com o clima seguro é importar-se com as comunidades pobres. As alterações do clima estão causando danos às nossas comunidades, e as pessoas mais pobres são prejudicadas primeiro e mais severamente pelas mudanças climáticas. A nossa geração é a única com uma oportunidade para agir – porque o tempo é curto. Esta responsabilidade pertence a nós. (Acesse aqui)

Clima, sustentabilidade, cuidado com a criação

Quem são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas? Quem sofre o maior impacto das mudanças climáticas? O que o Senhor requer de nós à luz de Miquéias 6.8? Como viver o princípio da justiça e da misericórdia numa sociedade que considera “bem-aventurado” (abençoado!) aqueles que consomem e acumulam cada vez mais? (Autor: Bebeto Araúo. Acesse aqui)

Uma perspectiva bíblica do Meio Ambiente

Os cristãos deveriam se importar com o meio ambiente? Muitas vezes os cristãos relutam em levar as questões ambientais a sério. Em alguns casos, isto ocorre porque não compreendemos as questões ambientais do ponto de vista de Deus. (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

O meio ambiente, os relacionamentos e a lei

Para levar as questões ambientais a sério é preciso compreender o que a Bíblia diz sobre o assunto. Este estudo nos ajuda a descobrir o que Deus pensa sobre o meio ambiente e qual deve ser a nossa resposta. (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

Jesus e o meio ambiente

Há muita coisa a se aprender com os ensinamentos de Jesus no Novo Testamento sobre a nossa responsabilidade uns para com os outros. Que tipos de injustiça relacionada com as questões ambientais as pessoas sofrem hoje em dia? (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

Jardineiros de Deus! Missão Integral e mordomia da criação

Cristãos no mundo inteiro acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, nosso guia de fé e ação no mundo. Entretanto, pouco nos atentamos para o fato de que a Bíblia começa e termina com a criação. Isto em si já deveria nos alertar para a importância do assunto. Na lição a seguir, exploraremos as implicações deste início e deste fim na responsabilidade cristã diante da criação. (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

Imitadores de Jesus

Se, como seres humanos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, como cristãos, somos exortados a ser imitadores de Jesus e crescer na “estatura da sua plenitude”. Ou seja, Jesus é o nosso referencial, o nosso modelo. Mais que isso, ele nos possibilita seguir os seus passos, estar nele! Perguntamo-nos, então: qual é a relação de Jesus com a criação? (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

Libertados e libertadores do espírito

A Bíblia fala que, como filhos, somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo Logo pensamos em salvação, um lugar no céu e por aí vai. Mas o texto bíblico responde de modo diferente. A “liberdade” e a “glória” futuras dos cristãos estão vinculadas às da criação? (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

Final Feliz – destino da criação, destino do ser humano

A Bíblia diz que no final veremos novos céus e nova terra. É comum entender que, por serem “novos”, estes serão outros céus e outra terra, e não terra e céus renovados. Como serão então, outros ou os mesmos, mas renovados? Esta pergunta é essencial para o empenho no cuidado da criação, porque, se tudo vai virar fumaça, por que perder tempo com a preocupação ecológica? (Publicado originalmente no blog Estudos Bíblicos da editora Ultimato. Acesse aqui)

ENCARE UM DESAFIO OU SE ENGAJE NUMA CAMPANHA

Calcule sua pegada de carbono

Nossas atividades cotidianas deixam marcas no planeta. Cada pessoa, família, evento, empresa, organização, governo tem sua parcela de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em ações que vão desde abrir a torneira até fabricar um carro. A pegada de carbono é uma metodologia criada para calcular a emissão de carbono em cada uma dessas práticas, para melhor entender o impacto sobre o ambiente. Clique aqui para calcular a sua.

Desafio Segunda Sem Carne

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana. Saiba mais, aqui.

Desafio Semana Sem Lixo

O Desafio da Casa Sem Lixo nasceu para auxiliar as pessoas que desejam ter uma vida mais coerente e conectada com o planeta, mas não sabem por onde começar. A ideia é ser leve e divertido, uma “aventura” por dia, durante apenas uma semana. Saiba mais, aqui.

Campanha #DeLivreDePlástico

Lançada em dezembro de 2020, a campanha #DeLivreDePlástico pede que os aplicativos de entrega de comida se comprometam, entre outras ações, a promover entregas livres de plástico descartável junto aos restaurantes parceiros em todo o território nacional. Saiba mais, aqui.

******

Clique aqui e confira uma extensa lista com recursos de educação ambiental para igrejas.

Confira dicas de cursos, oficinas e palestras.

Foto1: Edward Cisneros on Unsplash.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim