Resiliência é destaque na campanha Meu Educador Social Cristão 2019

“Coragem da alma: a virtude do resilientes” é o tema da 5ª Campanha Meu Educador Social Cristão promovido pela Rede Mãos Dadas para o ano de 2019.

Coragem da alma é a virtude que informa à pessoa que diante de uma ameaça, é mais honrado se posicionar a favor do que é correto e justo para todos do que se colocar do lado mais conveniente. Ela não é ousadia, não é a força bélica do guerreiro conquistador e não deve ser confundida com a audaciosa arrogância dos insensatos. Coragem da alma é a firmeza dos mansos e humildes de coração, dos pacificadores, os mesmos que, segundo Jesus, herdam a terra. Dá para ver como esta virtude tem tudo a ver com RESILIÊNCIA?

A declaração acima é da Elsie Gilbert, redatora do Guia da Campanha que possui um material especial para que os educadores sociais da sua igreja sejam homenageados no Dia Nacional do Educador Social, comemorado no dia 19 de setembro.

Para a Rede Mãos Dadas, Educador Social é toda pessoa que empreende esforços de forma sistemática na busca de soluções para os problemas vividos pelas crianças mais vulneráveis. Isto acontece formalmente, enquanto integrantes da rede de proteção das crianças e adolescentes presente em cada município. Pode ser que a pessoa trabalhe no CREAS/CRAS, seja um conselheiro tutelar, ou esteja envolvido em projetos sociais ou serviços de atendimento.

No entanto, a presença de voluntários no trabalho realizado com as crianças chega a 70% segundo várias pesquisas. As igrejas evangélicas têm uma grande parcela de atuação no resgate, cuidado, promoção e defesa das crianças e adolescentes que enfrentam situações difíceis. Este envolvimento permanece invisível para a maioria de nós. A mesma igreja que impulsiona seus membros a servirem suas comunidades com dedicação e amor cristão, deve também reconhecer o trabalho realizado e se alegrar com os seus frutos.

O Guia da campanha vem recheado com:

  • Os resultados da pesquisa longitudinal de Emmy Werner na Ilha Kauai sobre Resiliência, a primeira e mais importante pesquisa sobre o assunto, e disponibilizada no Guia em infográfico.
  • Um estudo bíblico baseado no livro de Rute: A Coragem da Alma na Vida de Noemi.
  • A história de uma professora de escola dominical e sua aluna, 40 anos depois.
  • Uma liturgia para ser usada na igreja, que mostrará a capacidade que os educadores sociais têm de exercer suas funções junto às crianças, mesmo enfrentando grandes obstáculos.
  • E dicas de como celebrar o Dia Nacional do Educador Social
  • E mais algumas surpresas…

Acesse aqui e baixe todos os materiais da campanha para mobilizar pastores e pastoras da sua região.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim