O sucesso do Curso O Evangelho e as Políticas Públicas

Mais pessoas capacitadas para atuar na área pública, com a qualificação necessária.

Foi a importância para RENAS, nas palavras de Gehard Fucks, membro da Coordenação Nacional RENAS, sobre a realização do primeiro Curso Livre O evangelho e as Políticas Públicas, que aconteceu entre os dias 06 e 09 de setembro, na cidade de Curitiba promovido por uma coalizão de cinco organizações.

Sob a liderança da RENAS e Aliança Evangélica, com realização do CADI e ACRIDAS e apoio da Casa de Oração, o curso teve o objetivo de formar pessoas para atuar nos espaços públicos seguindo uma cosmovisão cristã. Ao todo, 15 pessoas participaram provenientes de vários estados brasileiros e uma participante do Paraguay.

Com professores de alto nível, com o raro perfil de além de fazer, também ensinar, o curso contou com Mauricio Cunha, Leolina Cunha e Patrick Reason que são atuantes em políticas públicas e em conselhos de direitos, além de serem escritores, consultores e palestrantes. O time se completou com Liza Valença, especialista no tema das políticas públicas.

Como material básico do curso foi utilizado a ferramenta de Advocacy da Tearfund e conteúdo da Organização Cause.

Maurício Cunha, professor e também idealizador do curso, declarou:

O curso foi uma excelente oportunidade de formação de agentes de transformação que vão atuar na sociedade não apenas com a entrega direta de serviços, mas agindo na área estrutural da sociedade e nas causas da injustiça social, através da incidência de Políticas Públicas. No final do curso, cada aluno apresentou um projeto de incidência política para uma banca de professores. Foram excelentes ideias de transformação social a partir da área de Advocacy.

Segundo Gerhard, “para ACRIDAS, a realização do Curso representa uma mudança de rumo. De uma instituição de assistência social para uma organização que empodera pessoas através da formação e da divulgação do conhecimento.”

Os participantes também expressaram grande encantamento pelo Curso, como relata Paulo Sérgio Falçarelha:

Nos trouxe uma experiência singular. Primeiro porque é um curso muito bem fundamentado na Palavra de Deus e te oferece ferramentas muito consistentes, com base na teoria, na questão científica e também na vivência de pessoas que não somente teorizam a questão, mas que vivenciam há muito anos a experiência com relação ao Poder Público. Eu recomendo fortemente, que você pastor, membro de uma igreja, profissional liberal, faça este curso. Você cristão precisa passar por esta experiência.

Analía Laura Figueiredo, do Paraguai afirmou que “está saindo com ferramentas, com encorajamento… eu acho que isso é necessário no meio que a gente está vivendo e também pelas iniciativas que a gente ouviu, de poder criar soluções para este meio.”

Como afirmou Maurício Cunha, “esperamos que este tenha sido o primeiro curso CADI e ACRIDAS, com apoio da RENAS e Aliança Evangélica. Já temos convite para realizar o curso em São Paulo e no Rio, mas o que queremos mesmo é realizar o curso virtual. Assim, as pessoas vão poder acessar de qualquer lugar do Brasil todo esse conteúdo.”

Acompanhe nossa comunicação, pois já estamos planejando o segundo!

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim