Momentos de cuidado mútuo no encontro anual RENAS Bahia

Momentos de cuidado mútuo no encontro anual RENAS Bahia

Com o tema “Cuidando de quem Cuida”, RENAS Bahia proporcionou, durante os dias 10 e 12 de fevereiro em Valença-BA, durante o III Encontro Anual,  reflexão e atividades que geraram entendimento sobre o a importância do cuidar das necessidades das pessoas atendidas pelas organizações sociais. Além disso, também trouxe a relevância do cuidar uns dos outros, como parceiros no trabalho social.

Recepcionados pelo CADI-Valença e a 1ª Igreja Batista de Valença, o grupo destacou o cuidar mútuo. “As constantes atividades no cuidado a terceiros, com suas demandas e necessidades urgentes, podem acarretar cansaço; ao receber de volta o cuidado, quem cuida tem as forças renovadas, e assim, recomeça com ânimo.” – destacou Miriam Freitas, assistente social e integrante da equipe de coordenação RENAS-BA.

Lucy Luz, coordenadora RENAS Bahia declarou que “o claro objetivo foi de promover momentos de ânimo, descanso e encorajamento para os colaboradores das organizações sociais filiadas RENAS Bahia que lá estiveram.”

Pastores e líderes de movimentos sociais de 6 cidades do Estado estiveram presente: Camaçari, Gandu, Ipiaú, Itabuna, Salvador e Valença. Entre eles o orador oficial Pr. Danilo Gomes, membro da FTL-B e pastor da Igreja Batista Adonai, em Salvador, “que nos trouxe profundas reflexões sobre o tema do Cuidado de Deus.” – disse Lucy.

“O Encontro proporcionou momentos de confraternização, dinâmicas relacionadas ao cuidado com o outro, relaxamento e práticas de compartilhamentos das atividades desenvolvidas por cada grupo representado. Houve passeio ao Morro de São Paulo, com roda de conversa e descanso na praia. Oportunidade de contemplação dos “céus que proclamam a glória de Deus, e do firmamento que anuncia as obras das suas mãos…” – testemunhou Miriam.

A troca de experiências também ocorreu com uma visita ao CADI Valença, que desenvolve um trabalho com crianças vulneráveis da comunidade local, através de biblioteca, brinquedoteca, sala de leitura e também atividades com as mães das crianças. Em seguida, os filiados RENAS-BA puderam compartilhar dicas e experiências sobre os trabalhos das diversas organizações às quais pertencem.

Encerrando o encontro no domingo, foi celebrada uma ceia, ministrada pelo Pr. Danilo. Logo após, no auditório da Primeira Igreja, a equipe teve a oportunidade de apresentar e divulgar o trabalho de RENAS Nacional e da RENAS Bahia para cerca de 200 pessoas.

“Foram verdadeiros banquetes para os presentes, incentivo ao caminhar juntos, ao fortalecimento mútuo diante das dificuldades, ao reconhecimento da importância dos vínculos e da atuação em rede. Foram dias de grande renovo para continuar a caminhada incessante dos participantes da RENAS-BA na luta pelo acesso aos direitos, na busca do empoderamento do outro, na prática da união e respeito ao outro, no envolvimento político-social e na participação pública com projetos, movimentos e organizações sociais que protagonizam o cidadão como sujeito de direitos.” – finaliza Miriam.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim