A mudança do rosto da desnutrição infantil.

Quando você imagina a desnutrição infantil, o que vê? Vinte anos atrás, a imagem era impressionante: uma criança perigosamente abaixo do peso que não estava recebendo o suficiente para comer.

Hoje, ainda existem milhões de crianças desnutridas, mas o quadro está mudando. Enquanto o número de crianças atrofiadas está caindo em todos os continentes, exceto na África, o sobrepeso e a obesidade estão crescendo em todos os continentes, inclusive na África, e a um ritmo muito mais rápido. Globalmente, pelo menos metade de todas as crianças menores de cinco anos sofre de fome oculta: falta de nutrientes essenciais que muitas vezes passam despercebidos até que seja tarde demais.

Uma em cada três crianças não está crescendo bem por causa da desnutrição.

Em muitos países, e mesmo dentro das famílias, essas três formas de desnutrição – subnutrição, fome oculta e excesso de peso – coexistem. Isso significa que um único país pode enfrentar o desafio de enfrentar altas taxas de nanismo, deficiências de micronutrientes e obesidade. Ou uma família pode ter uma mãe com sobrepeso e um filho atrofiado. Essas tendências refletem o que é conhecido como o triplo fardo da desnutrição, um fardo que ameaça a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de crianças, economias e sociedades.

Surpreendentemente, nenhum país progrediu na redução dos níveis de sobrepeso e obesidade nos últimos 20 anos.

Ficamos diante da pergunta: por que tantas crianças comem muito pouco do que precisam, enquanto um número crescente de crianças comem demais do que não precisam?

O último relatório do UNICEF, O Estado das Crianças do Mundo 2019: crianças, alimentação e nutrição: crescendo bem em um mundo em mudança, examina a questão das crianças, alimentação e nutrição e fornece uma nova perspectiva sobre esse desafio em rápida evolução. Acesse o relatório aqui. (versão em inglês)

Dados rápidos

  • 149 milhões de crianças são atrofiadas ou muito baixas para a idade;
  • 50 milhões de crianças são enfraquecidas ou muito magras para a altura;
  • 340 milhões de crianças – ou 1 em cada 2 – sofrem de deficiências de vitaminas e nutrientes essenciais, como vitamina A e ferro;
  • 40 milhões de crianças estão acima do peso ou obesas;

No centro desse profundo e triplo fardo de desnutrição – subnutrição, fome oculta e excesso de peso – está um sistema alimentar quebrado que falha em fornecer às crianças as dietas necessárias para que elas cresçam saudavelmente.

Além de novos dados e análises de desnutrição no século XXI, o relatório esboça recomendações para colocar os direitos da criança no centro dos sistemas alimentares. Acesse aqui.

Pobreza a Desnutrição

A maioria das formas de desnutrição em todas as partes do mundo – de áreas rurais a quarteirões – está enraizada na pobreza e na desigualdade.

As crianças que vivem em extrema pobreza em países de baixa renda, especialmente em áreas remotas, têm maior probabilidade de serem mal alimentadas e desnutridas. É menos provável que tenham acesso a água potável, saneamento e saúde. Por causa de sua privação, eles têm menos probabilidade de terminar a escola, mais probabilidade de ficarem doentes e, finalmente, mais probabilidade de permanecerem na pobreza.

Uma mãe que está abaixo do peso ou anêmica tem mais probabilidade de ter um filho atrofiado. É menos provável que seu filho cresça forte e saudável, se destaque na escola e obtenha oportunidades de emprego e econômicas. Como resultado, é mais provável que essa criança permaneça na pobreza, mais propensa a ser desnutrida e mais propensa a ter filhos atrofiados.

Da mesma forma, as crianças nascidas de mães com sobrepeso enfrentam barreiras ao crescimento saudável. Estudos de todo o mundo mostraram uma associação entre mães com sobrepeso e crianças com sobrepeso na próxima geração. O funcionamento físico e psicossocial das crianças no final da idade adulta também tem sido associado a mães com excesso de peso. Hoje, o excesso de peso é o fator de risco mais comum da gravidez.

Custa da Desnutrição

A desnutrição pode causar danos permanentes e generalizados ao crescimento, desenvolvimento e bem-estar de uma criança. A baixa estatura nos primeiros 1.000 dias está associada ao pior desempenho escolar, tanto porque a desnutrição afeta o desenvolvimento do cérebro quanto também porque as crianças desnutridas têm maior probabilidade de adoecer e faltar à escola. A fome oculta pode causar cegueira (deficiência de vitamina A), prejudicar a aprendizagem (deficiência de iodo) e aumentar o risco de uma mãe morrer durante o parto (deficiência de ferro). Sobrepeso e obesidade podem levar a doenças graves como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

E essa interrupção no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças permanece com elas na idade adulta, comprometendo suas perspectivas econômicas e colocando seu futuro em risco.

Coletivamente, a perda de potencial e produtividade tem implicações enormes para o desenvolvimento socioeconômico mais amplo das sociedades e nações. Isso prejudica a capacidade dos países de desenvolver ‘capital humano’ ou os níveis gerais de educação, treinamento, habilidades e saúde em uma população. E a perda é significativa.

Recomendações de Política

Uma boa alimentação e nutrição não são apenas a base da saúde das crianças e do desenvolvimento da sociedade em geral, elas também são os direitos humanos básicos da criança.

Nós, como comunidades, pais, governos, empresas de alimentos, profissionais de marketing e cidadãos globais, temos uma responsabilidade coletiva de colocar as necessidades das crianças no centro de nossos sistemas alimentares.

A seguir, são apresentadas ações que os governos, a sociedade civil e o setor privado devem tomar para transformar nosso sistema atual de um que visa simplesmente alimentar as crianças, em um que as nutra.

  • Capacitar famílias, crianças e jovens a exigir alimentos nutritivos

No México, uma em cada três crianças de 5 a 11 anos está acima do peso, aumentando para 36% entre as de 12 a 19 anos. Como parte de um plano nacional para superar a obesidade, em 2014 o governo mexicano implementou um imposto sobre bebidas não alcoólicas com adição de açúcar.

  • Impulsione os fornecedores de alimentos a fazer a coisa certa para as crianças

Para tornar os alimentos terapêuticos mais atraentes para as crianças cambojanas e mais baratos que os produtos à base de leite importados, o Departamento de Pesca do Governo do Camboja, o Instituto de Pesquisa em Desenvolvimento do Desenvolvimento da França e o UNICEF desenvolveram a Nutrix. O lanche da bolacha é preenchido com micronutrientes e produzido localmente a partir de peixe, arroz e feijão.

Como os ingredientes do Nutrix são de origem local, o sabor é mais familiar para as crianças do que outros alimentos terapêuticos mais conhecidos e à base de amendoim. E o fato de não ser importado significa que também é 20% mais barato de produzir.

  • Construir ambientes alimentares saudáveis ​​para todas as crianças

Nos últimos anos, o número de crianças com excesso de peso no Chile aumentou rapidamente. Hoje, quase metade de todas as crianças do país estão acima do peso. Em um esforço para melhorar o ambiente alimentar das crianças, o Governo lançou um programa abrangente com o objetivo de incentivar e apoiar crianças, jovens e cuidadores a tomar decisões mais saudáveis.

Uma parte do programa era uma nova e inovadora lei de rotulagem de alimentos. A lei trata de cinco áreas principais: frente nova e impressionante das etiquetas de aviso de embalagens; restrições à publicidade de alimentos (especialmente para menores de 14 anos); incorporação de mensagens promovendo hábitos de vida saudáveis ​​na publicidade de alimentos; restrições à venda de alimentos com excesso de sódio, açúcar e gorduras saturadas nas escolas; e incorporação de atividades em todas as escolas que contribuam para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ​​e um estilo de vida ativo

  • Mobilize sistemas de apoio para aumentar os resultados nutricionais de todas as crianças

No Paquistão, mais de um terço das crianças menores de 5 anos são atrofiadas – e o acesso a serviços de saneamento básico ainda é uma grande preocupação nacional.

Para resolver os dois problemas, o UNICEF Paquistão e seus parceiros introduziram um pacote integrado de intervenções de WASH e nutrição focadas nos primeiros 1.000 dias cruciais da vida de uma criança. As atividades de WASH visavam reduzir a infecção e controlar a enteropatia ambiental, uma inflamação crônica do intestino. As intervenções incluíram a manutenção de suprimentos de água potável, incentivando abordagens comunitárias para eliminar a defecação a céu aberto, melhorando o comportamento de higiene e desenvolvendo a capacidade do provedor de serviços.

  • Colete, analise e use dados e evidências de boa qualidade regularmente para orientar as ações e acompanhar o progresso

A Pesquisa Nacional de Nutrição Nacional da Índia, realizada de 2016 a 2018 em todos os estados, foi o maior esforço nacional de todos os tempos para reunir dados sobre o estado nutricional de pré-escolares, crianças em idade escolar e adolescentes. Pela primeira vez, a extensão e gravidade das deficiências de micronutrientes, informações sobre distribuição de gordura e fatores de risco nutricionais para doenças não transmissíveis, e as ligações entre o estado nutricional das crianças e seu desenvolvimento cognitivo foram avaliadas em uma única pesquisa.

Acesse aqui para a íntegra das Recomendações de Política.

 

Extraído: Newsletter Unicef e Unicef.org  | Imagem: Google

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim