A humanidade tem consumido mais do que o planeta consegue se regenerar.

No último dia 29, o Planeta Terra atingiu o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Desde então, todos os recursos utilizados para a sobrevivência humana e de todas as espécies, como água, alimentos, consumo de animais, etc., já estão em “saldo negativo” para a humanidade.

Este índice é medido desde 1970 e em 2019, nós, os seres humanos, atingimos a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde o início.

Todo cálculo estimado é realizado pela Global Footprint Network, uma organização internacional pioneira em calcular a pegada ecológica, que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para as necessidades de um indivíduo ou população. De acordo com a organização, 60% da pegada ecológica da humanidade é causada pela emissão de carbono.

Quer saber a sua pegada ecológica?

É possível realizar o seu cálculo de impacto que os seus hábitos causam no planeta Terra. No site footprintcalculator.org você pode colocar seus dados e inserir informações sobre o quanto de carne você come, se a comida é processada, se é produzida localmente, entre outras.

Quer saber mais sobre como mudar esta realidade? 

Participe do 12º Encontro Nacional da RENAS. Vinculamos os temas das plenárias do Encontro aos tópicos 5Ps da Agenda 2030: Pessoas, Planeta, Paz, Parceria e Prosperidade. Fizemos isto estrategicamente, pois acreditamos que podemos somar esforços aos atores espalhados no mundo inteiro que se comprometeram com esta Agenda e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais aqui!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim