RENAS, representada pelo Conselheiro titular do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Maurício Cunha, participou do Ato na Câmara dos Deputados critica corte de verbas para assistência social em 2019, realizado no último dia 17 de outubro, 14h, Salão Nobre da Câmara.
“O corte de recursos implicará, pelo menos, a redução de 133 mil vagas em abrigos (idoso, crianças e adolescentes, adultos em situação de rua), 700 mil atendimentos de pessoas na rua e crianças em situação de trabalho infantil ou exploração sexual, e a redução das equipe dos CRAS e CREAS, gerando agravamento da crise social brasileira.” – explica Maurício que também representa o CADI e a Aliança Evangélica.
No Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA) de 2019, a assistência social sofreu uma redução de 50% em seus recursos, o que corresponde a R$ 30 bilhões. Só em Pernambuco, de acordo com a Frente Pernambucana em Defesa do SUAS, seriam afetados 160 mil beneficiários.
O Ato, que além do CNAS também teve a participação do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, dos Fóruns Nacionais de Trabalhadores e Usuários do SUAS e de entidades e organizações de Assistência Social, teve como objetivo reforçar o posicionamento contra os constantes cortes promovidos pelo governo federal na área.