Site checa fakenews vinculadas ao contexto da fé cristã.

Site checa fakenews vinculadas ao contexto da fé cristã.

Lançado no dia 31 de outubro o site Bereia – Informação e Checagem de Notícias, dedicado à produção de conteúdo com foco em religião, que se denomina “Uma iniciativa de organizações, profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação vinculados ao contexto da fé cristã.”

Em meio ao cenário de propagação de desinformação/fake news, diversas organizações junto com um grupo de jornalistas evangélicos criaram o Coletivo Bereia, nome que faz referência a uma passagem bíblica do Novo Testamento (17.10-12). O texto registra que os judeus de Bereia verificavam se estava correto aquilo que era dito por Paulo e seus companheiros.

“Os judeus que moravam em Bereia tinham a mente mais aberta que os de Tessalônica e ouviram a mensagem de Paulo com grande interesse. Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade. Como resultado, muitos judeus creram, assim como vários gregos de alta posição, tanto homens como mulheres.” (NVT)

O foco das checagens são notícias relacionadas à religião, sejam dos vários órgãos “gospel”, como também dos veículos “seculares”. Pronunciamentos ou publicações de figuras públicas que associam sua ação à religião também serão checadas, como no caso de parlamentares que integram a Frente Evangélica ou a Frente Católica.

O grupo disponibiliza de solicitação de checagem via Whatsapp, pelo número (98) 92000-7205 e classifica as notícias em verdadeira, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso.

Acesse https://coletivobereia.com.br/.

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim