Semana do Meio Ambiente: uma oportunidade de reflexão, ação e testemunho para a igreja

Diante da destruição do meio ambiente, o movimento Renovar Nosso Mundo convida a igreja a testemunhar ao mundo o amor a Deus por meio do cuidado com a criação.

A primeira semana do mês de junho é a Semana do Meio Ambiente. Um momento em que a sociedade se dedica a refletir sobre a importância da natureza e promover ações de cuidado e conservação da biodiversidade. Neste mesmo período, o movimento ambiental cristão Renovar Nosso Mundo realiza no Brasil o Momento Global, que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade cristã para a importância do mandato bíblico de cuidado com a criação de Deus.

O Momento Global é realizado nos 13 países onde há núcleos do movimento Renovar Nosso Mundo. Um dos focos da iniciativa é chamar a atenção da igreja cristã para a urgência no combate às mudanças climáticas, o que inclui repensar a nosso estilo de vida, compreender a responsabilidade cristã no cuidado com a criação, bem como pressionar governos e empresas para implementarem medidas e políticas públicas que minimizem o impacto humano no meio ambiente.

Com o intuito de fomentar a reflexão e debate sobre a relação entre fé cristã e meio ambiente, Renovar Nosso Mundo disponibilizará em seu site recursos e ferramentas, como estudos bíblicos por exemplo, que poderão ser usados individualmente ou em pequenos grupos. Também será lançado um manifesto em defesa da vida, contra o sistema de produção vigente e a favor de um estilo de vida inspirado no exemplo de Jesus.

Entre as ações do Momento Global está a realização de três “lives”, em formato de roda de conversa sobre os seguintes temas:

  • Por que os cristãos devem se importar com o meio ambiente? Teólogos convidados: Timóteo Carriker, Josias Vieira e John Medcraft. Mediação: Thaiana Assis. (01/06, segunda-feira, às 16h).
  • Como minha igreja poderia ser mais responsável ecologicamente? Pastores convidados: José Marcos (Recife, PE), Vinicius Lima (Florianópolis, SC), Laurence Martins (Manaus, AM). Mediação: Josias Vieira. (03/06, quarta-feira, às 16h)
  • Como meu estilo de vida impacta o meio ambiente? Ativistas convidados: Cristiano Ferreira (catador), Jorge Tonner Jr. (Comlurb RJ) e Stela Caroline (Lixo Zero). Mediação: Nicole Berndt (Casa Sem Lixo). (05/06, sexta-feira, às 16h).

O encerramento do Momento Global será no sábado, 06/06, às 18h, com o sarau online “Arte, fé e meio ambiente”. A proposta do sarau é apresentar produções artísticas que relacionem a fé cristã com o meio ambiente, seja em forma de contemplação, inspiração, ou, até mesmo, protesto. Conduzido pelo músico Carlinhos Veiga, o sarau contará com a participação de diversos artistas, entre músicos, poetas, cordelistas e outros. Já tem presença confirmada Gladir Cabral (música), Rubão Lima (música), Zenilda Lua (poesia), Jénerson Alves (cordel), Anderson Monteiro (pintura), John Medcraft (fotografia) e Filipe Bonny (poesia).

>>> As três” lives” e o sarau serão transmitidos pelo canal de Renovar Nosso Mundo, no Youtube e Facebook.

Diante do desmatamento crescente da Amazônia e dos efeitos concretos do aquecimento global e das mudanças climáticas, que destroem a criação de Deus e prejudica toda a humanidade, o movimento Renovar Nosso Mundo convida a igreja evangélica brasileira a participar das ações do Momento Global para a Semana do Meio Ambiente, como uma forma de testemunhar ao mundo o amor a Deus por meio do cuidado com a criação.

Para mais informações sobre o Momento Global, entrar em contato pelo e-mail renovarnossomundo@gmail.com.

Sobre o movimento Renovar Nosso Mundo

Renovar o Nosso Mundo é um movimento global de cristãos que acreditam que, por verdadeiramente sermos portadores da imagem de Deus, deveríamos agir como tal: vivenciando o amor uns pelos outros em ações e em verdade. Por sermos portadores da imagem de Deus, não ficaremos parados enquanto o nosso próximo está aprisionado na pobreza, e não ficaremos inertes enquanto a criação é negligenciada e a desigualdade é deixada à sua própria deterioração. >> Saiba mais sobre Renovar Nosso Mundo e siga-nos nas redes sociais: @renovarnossomundo.

Por: Phelipe ReisAssessor de comunicação do Movimento Renovar Nosso Mundo.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim