Seleção de voluntários para trabalhar com refugiados

Seleção de voluntários para trabalhar com refugiados

O cenário de refugiados no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Segundo o Ministério da Justiça, em 2014 eram registrados 7.262, jé em 2016 o número foi de 8.863. Devido as guerras civis e religiosas, este número tende a aumentar em 2017.

Por isso, o MJ abriu inscrições para voluntários em trabalhar com refugiados no país. Os interessados, devem enviar um currículo, até o próximo domingo, 06 de agosto, para o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), pelo e-mail: rsd.conare@mj.gov.br.

“O trabalho deve começar no próximo dia 14 e se estender por três meses ou mais. A lista de tarefas para os voluntários inclui transcrições de entrevistas dos solicitantes de refúgio, investigações e “diagnósticos dos aspectos geopolíticos” dos países de origem desses refugiados.” – segundo o Ministério.

Como competências, o candidato deve ter fluência em inglês, francês e/ou espanhol, e comprovar que está cursando ou já concluiu o ensino superior. Profissionais e estudantes de direito, relações internacional, ciências sociais, ciências políticas, serviço social e áreas afins têm prioridade.

O Conare também pede perfil “pró-ativo, organizado e com aptidão para ajudar pessoas mais vulneráveis”. A disponibilidade exigida é de, no mínimo, 12 horas semanais. Quem cumprir o tempo mínimo (de 3 meses) sem interrupção recebe certificado do Ministério da

O local de trabalho dos voluntários não foi divulgado. No entanto, o Conare tem escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas o banco de voluntários do conselho inclui participantes de outros estados.

Fonte: G1

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim