Resiliência, Solidariedade e Trabalho em Equipe

Desde o início do projeto “Restaurando a Esperança em Tempos de Covid-19”, a equipe de RENAS responsável pela área de acolhimento e promoção de resiliência compreendeu que um dos aspectos mais importantes do processo de promover resiliência entre os atores sociais e suas redes era o de compreender que processos como esse, de cura e restauração, precisam começar de dentro, do pequeno. Entendeu-se que, se queremos entender como nos tornamos mais resilientes em tempos desafiadores como os que vivemos hoje, precisamos antes de mais nada nos apropriarmos nós mesmos das ferramentas e habilidades que ajudam nesse auto-fortalecimento. Com esse conhecimento e essa vivência prática, pode-se então compartilhar e multiplicar os caminhos para desenvolver resiliência, individual e coletivamente.

Uma das autoras que têm inspirado algumas ideias e metodologias do projeto é a ativista negra norte-americana Adrienne Maree Brown. Em seu livro “Estratégias Emergentes”, ela lista alguns princípios para facilitação de grupos – em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, devemos construir a resiliência através da construção e fortalecimento dos relacionamentos e da confiança mútua. 

Nesse espírito, a equipe de gestão do projeto decidiu dedicar uma boa dose de energia da construção do projeto no próprio processo de compreender coletivamente como era possível promover resiliência em grupos. A experiência foi marcante, pois rapidamente formou-se um forte espírito de equipe, com uma dinâmica natural de os(as) participantes se colocarem como apoio uns para os outros, reorientando sempre o olhar em direção ao cuidado com a/o irmã/o que está próximo. 

Essa atmosfera de trabalho tem sido essencial tanto para a qualidade da execução do projeto – uma vez que ferramentas de comunicação interpessoal são chave para o bom desenvolvimento do projeto –, quanto para os membros do grupo individualmente, que tem sido encorajados a pessoalmente utilizarem habilidades relacionais (como por exemplo a escuta ativa e a empatia) em suas diversas esferas de vida. Os membros da equipe têm sido encorajados a superar situações traumáticas de burnout, estresse e esgotamento, e partilhar com outros os aprendizados que tiveram durante esse processo interno de restauração. 

Outro aspecto muito positivo que tem sido observado como fruto do projeto é a cooperação entre diversas organizações em torno do objetivo comum. Para o Pastor Tércio Sá Freire, coordenador de projetos sociais de uma organização filiada à RENAS e membro da coordenação nacional da rede e do projeto, “participar dessa ação tão relevante, juntamente com Diaconia e Tearfund, na promoção de facilitadores de resiliência tem sido um momento muito especial para mim, onde estou revisando todos os meus protocolos, e caminhada, também, para cada vez mais ser resiliente e promover resiliência. A resiliência é resultado de uma rede de solidariedade; e eu gostaria de lançar o desafio para nós: promover resiliência a partir da prática do verbo solidarizar. Ou seja, olhar para o outro, viver o outro, sentir o outro, e trazer o outro para as minhas relações. É se solidarizando que a gente vai, cada vez mais, ficando resilientes para vencer toda e qualquer situação trágica, difícil, e fazer com que a gente sinalize o Reino de Deus para todos e em todo lugar.”

Esses ‘resultados’, frutos do desenvolvimento do projeto, embora pareçam pequenos, estão no coração da compreensão de resiliência a que se chegou, onde o ‘pouco’ pode ser visto como abundante, onde o conflito é oportunidade de crescimento, e onde as crises podem ser vistas como pontapés iniciais para mudanças transformadoras. E sobretudo, compreendeu-se a importância de aprofundar relacionamentos e construir confiança como elemento-chave para solidificar as bases de um trabalho consistente. A alegria maior dessa experiência foi constatar que esse processo todo é, no fundo, espelho daquilo que a rede (RENAS) sempre tem nutrido e mantido como ethos, como base: o relacionamento saudável como base de um trabalho efetivo em equipe, rumo ao fortalecimento mútuo e com o propósito comum de promover a agenda do Reino de Deus.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim