Bonecos com Histórias

Bonecos com Histórias

BONECOS COM HISTÓRIAS

Esse projeto foi elaborado a partir dos encontros do Ciclo de Formação de Facilitadores – Promotores de Resiliência, realizado por Renas (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), Diaconia, com o apoio da Tearfund. Nesse primeiro momento, essa capacitação se destina a moradores da região do ABC paulista, que deverão retirar o material de capacitação no endereço da Igreja Evangélica Batista Nacional de Vila Pauliceia.

Objetivos

Geral: Capacitar lideres/multiplicadores para compreender as perdas resultantes da pandemia e desenvolver espaços de acolhimento e escuta ativa para crianças e adolescentes.

Específicos:

  • Criar rodas de conversa para que haja compartilhamento de experiências, sentimentos e emoções, como forma de apoio psicossocial;
  • Promover o autoconhecimento e auto-reflexão como ferramenta para o desenvolvimento emocional;
  • Acolher e dar espaço para o desenvolvimento do respeito, da empatia, da solidariedade e da partilha;
  • Auxiliar a criança e o(a) adolescente no processo de elaboração das perdas, por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e de estratégias de resoluções de problemas;
  • Possibilitar falar sobre a vivência da dor das perdas durante a pandemia, o processo de luto, e a continuidade da vida com novas aprendizagens.

O programa consiste de duas etapas:

  1. Capacitação de lideres/multiplicadores: Essa etapa será formada por encontros virtuais de trocas, compartilhamentos e capacitação com o auxílio da abordagem da aula invertida (FLiP learning).

A carga horária será de 10 horas, divididas em:
– Encontro introdutório;
– 5 encontros de fundamentos teóricos e práticos;
– encontro final.

  1. Implementação do Projeto: Nessa etapa, as pessoas que participarem dos encontros de capacitação virtuais serão motivadas a implementar o projeto de acordo com a sua realidade. Elas aprenderão a confeccionar um boneco e receberão um PDF com moldes para a criação de outros bonecos, de acordo com o perfil e características que se pretende dar a eles. Os participantes receberão também o PDF de um caderno de registros para auxiliar no desenvolvimento do trabalho e encaminhamentos.

Posteriormente, será acordada uma data para um encontro virtual de monitoramento, para avaliar e compartilhar aprendizagens, vivências e primeiros resultados da implementação do projeto.

Inicialmente, os resultados esperados são:

  1. Treinar até 20 lideres/multiplicadores;
  2. ter o feedback da implementação do Projeto Bonecos com Historia, com o objetivo de elaborar um guia prático para que essa abordagem possa ser replicada em diferentes lugares e contextos.

Datas dos Encontros: 25 de abril, 02, 09, 16, 23 e 30 de maio de 2022,
Horário: 19h30-21h30

Plataforma: Zoom

Prazo para Inscrições: 23/abril

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E PREENCHER O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROGRAMA

 

1 Comentário

  1. Elaine Rosolini

    Boa tarde
    Graçaa e paz
    Deus nos abençoe ricamente nesse curso

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim