ODS é tema de campanhas educacionais da Irmandade Betânia

ODS é tema de campanhas educacionais da Irmandade Betânia

Em todo o Brasil há centenas de instituições filantrópicas que trabalham focadas em cumprir suas metas e também em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS visam o desenvolvimento do ser humano, incentivo ao consumo consciente e respeito ao meio ambiente. A Irmandade Evangélica Betânia também assumiu o compromisso com essas metas, e aplica em suas unidades e ações sociais e educacionais.

Ao todo são 17 objetivos que compõe a agenda, cada um com metas e particularidades, focados nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. A coordenadora do setor ODS da Irmandade, Mara Lau, afirma que apesar de muitas instituições trabalharem com essas metas, poucas têm um departamento específico para tratar essas questões. “A Irmandade Betânia é uma das poucas em Curitiba que tem um setor exclusivo com objetivo de trabalhar os ODS. Hoje, a divulgação desses objetivos está crescendo, dando visibilidade às instituições, e tem sido um grande diferencial nosso”, conta Mara.

Campanhas que visam trabalhar os ODS 

Tendo um departamento cuidando apenas dos assuntos relacionados aos ODS, a Irmandade tem promovido diversas ações a fim de divulgar os objetivos e torná-los uma cultura na instituição.

Uma dessas ações, é a mais recente campanha chamada “Esponjinhas Amigas”, que visa recolher esponjas velhas e usadas, através de pontos de coletas em cada uma das unidades, para então poder enviá-las para uma empresa que irá reciclar. “Campanhas como essas são importantes para a conscientização não só das crianças com quem trabalhamos, mas também para todos públicos que atingimos, especialmente em nossa comunidade”, conta Mara ainda que a campanha das Esponjinhas tem atraído a atenção dos colaboradores, beneficiários e também de muitas pessoas que acompanham a instituição pelas mídias sociais.

Outra ação que o departamento ODS tem liderado é o recolhimento de óleo de cozinha usado nas unidades educacionais e hoteleiras da própria instituição. “O cuidado com o óleo de cozinha é muito importante, pois se descartado de forma incorreta, causa um grande dano ao meio ambiente. Vejo que a campanha tem um grande potencial e vai levar transformação não somente para nossas unidades, mas para muitas pessoas que cuidam dos alimentos e da cozinha”, explica Mara. Através de pontos de coleta em cada unidade, a Irmandade Betânia arrecada os óleos de cozinha usados, e encaminha para uma empresa legalizada realizar a coleta e a reciclagem.

Como citado por Mara, a Irmandade Betânia possui duas unidades hoteleiras (Hotel Estância Betânia e Pousada Betânia) que juntas com a Escola Aldeia Betânia geram recursos para a instituição e fazem dela autossustentável. “Na busca pela sustentabilidade das ações sociais, a instituição gera recursos por meio de empreendimentos próprios na área da hotelaria e educação, e complementa seus recursos com doações, parcerias e campanhas especiais. Por isso já nos diferenciamos entre as organizações do terceiro setor”, afirma.

Ações conscientizadoras com as crianças 

Enquanto o departamento ODS trabalha em campanhas e ações de reciclagem, reutilização e conscientização, em outra frente encontram-se as unidades educacionais da Irmandade Betânia que abordam com seus alunos temas relacionados à agenda ODS. “A própria educação de qualidade já é uma das frentes ODS, especialmente ao ODS 4 – educação de qualidade, que está na própria identidade da Irmandade Betânia”, afirma Mara.

A educação oferecida na Escola Aldeia Betânia e no Centro de Educação e Inclusão Social (CEISB) há mais de 30 anos tem sido um grande diferencial pela qualidade da proposta. A presidente da Irmandade Betânia, Denise Caron, afirma que o método usado no ensino segue a linha pedagógica de Friederich Froebel. A metodologia dá liberdade à criança no processo de aprendizado e permite ao aluno estar em contato com a natureza. “Quando se tem uma educação que ressalta a importância do respeito à dignidade humana e ambiental formamos consequentemente, cidadãos conscientes e responsáveis. Tudo isso está correlacionado à Agenda ODS a qual estamos trabalhando juntos em toda atuação da Irmandade”, afirma Denise.

Sobre a Irmandade

A Irmandade Betânia é uma associação cristã e filantrópica, que realiza ações sociais e educacionais, para promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos, oportunizando condições para uma vida digna. A missão da Irmandade é servir ao homem integral movido pelo amor de Deus”.

Sua história começa em 1930, com um pedido de apoio dos colonos alemães que viviam no Brasil a uma organização cristã em Marburgo, na Alemanha. Solicitaram ajuda de enfermagem, ensino e até apoio espiritual. O pedido foi atendido com o envio de missionários e diaconisas. As consequências da 2ª Guerra Mundial levaram a uma ampliação dos serviços, principalmente em comunidades carentes no interior do Paraná. Depois de décadas de atuação, viu-se a necessidade de formalizar a organização em uma pessoa jurídica. Em 1980, foi fundada em Curitiba a Irmandade Evangélica Betânia.

A nossa missão se concretiza por meio de cinco áreas de atuação: educação básica, envolvimento com a comunidade, capacitação e desenvolvimento, hospitalidade e orientação cristã.

Recebeu o selo Sesi ODS 2017 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) pelos projetos: Centro de Capacitação Profissional Hotel Estância Betânia e Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB). O CEISB chegou a estar entre os finalistas na categoria “Instituição de Ensino”. Também é signatária do Pacto Global.

Para outras informações, acesse www.irmandadebetania.org.br.

Por Clayton Rucaly – Comunicação Irmandade Betânia

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim