Brasil seria capaz de atingir ODS 2 em 2030.

Brasil seria capaz de atingir ODS 2 em 2030.

Durante as últimas duas décadas e meia, a pobreza e a extrema pobreza rural diminuíram. A pobreza rural diminuiu 16,6 pontos percentuais, de 65,2% no início dos anos 90 para 48,6% em 2016; enquanto a pobreza extrema foi reduzida em 17,6 pontos percentuais no mesmo período, de 40,1% em 1990 para 22,5% em 2016. Esses percentuais representam uma redução de 24,7 milhões de pobres rurais em 1990.

No entanto, nos últimos anos a redução da pobreza rural parou, e em alguns países mudou sua tendência, começou a crescer.

Entre 2014 e 2016, a pobreza rural aumentou de 46,7% para 48,6%, enquanto a extrema pobreza rural aumentou de 20% para 22,5%. Este aumento significa que dois milhões de habitantes rurais caíram na pobreza entre 2014 e 2016. Considerando as estatísticas da população para a região a partir de 2017, existem 59 milhões de pobres rurais e 27 milhões de pobres rurais pobres.

Considerando a meta 2 dos ODS 1: “Até 2030, reduzir em pelo menos metade da proporção de homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivem na pobreza em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais”, e levando em consideração de acordo com a taxa de redução dos últimos cinco anos, os países que atingiriam a meta em suas áreas rurais até 2030 seriam: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e a República Oriental do Uruguai.

Por sua vez, os países que não alcançariam a meta seriam a Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Todos os países da região enfrentam diferentes desafios em termos de magnitude, escala, natureza, história e características da pobreza rural dentro de suas fronteiras, bem como a disponibilidade de recursos e capacidades de crescimento econômico para contribuir para sua redução. Portanto, as condições de cada país não são completamente comparáveis, embora possam ser fontes de boas práticas e lições aprendidas.

Considerando a história recente da região, e de acordo com as últimas informações disponíveis no Banco de Dados de Pesquisas Domiciliares da CEPAL, os três casos mais destacados na redução da pobreza rural são o caso do Brasil, que reduziu a pobreza rural em 42 pontos percentuais, de 71% em 1990 para 29% em 2014; O Equador, um país que conseguiu reduzir sua pobreza rural em 38 pontos percentuais em 14 anos, de 66% no ano 2000 para 27% em 2014; e o Chile, que reduziu sua pobreza rural em 32 pontos percentuais em 23 anos, de 39% em 1990 para 7% em 2013.

Por outro lado, embora ainda mantenham altas taxas de pobreza rural, outros casos notáveis ​​na redução acelerada da pobreza rural na região são os casos do Peru, da Bolívia e da Colômbia. No caso do Peru, este país reduziu sua pobreza rural em 27 pontos percentuais em 17 anos, de 73% em 1997 para 47% em 2014. A Bolívia reduziu sua pobreza rural em 24 pontos percentuais em 16 anos, de 79 % em 1997 para 54% em 2013. A Colômbia conseguiu reduzir sua pobreza rural em 19 pontos percentuais em 23 anos, de 61% em 1991 para 42% em 2014.

Em todos os casos, a redução da pobreza rural pode ser acelerada quando as dinâmicas de crescimento econômico sustentável e inclusivo coincidem, bem como políticas sociais e produtivas de amplo alcance para assegurar que os pobres rurais possam participar da dinâmica econômica e social de seus territórios. intersetorial e politicamente articulada no mais alto nível e técnica e operacionalmente bem-sucedida nos territórios; e estratégias abrangentes para a provisão de ativos territoriais.

Dado que 78% dos objetivos das metas de desenvolvimento sustentável até 2030 dependem de ações em áreas rurais, é essencial que a pobreza rural seja sujeita a políticas e estratégias no mais alto nível, e deixe de ser invisível sob narrativas gerais de desenvolvimento.

Para alcançar este objetivo, a comunidade internacional, os Estados, a sociedade civil e o setor privado devem renovar sua compreensão desse flagelo social, a capacidade de diálogo e deliberação sobre ele, como a única maneira de mobilizar o máximo de recursos disponíveis e capacidade para articulação eficaz.

A pobreza rural deve ocupar um papel de liderança nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Não apenas para alcançar as metas e para assegurar condições mínimas de bem-estar para os cidadãos que hoje vivem na pobreza, mas também porque a pobreza rural está relacionada a outros processos que afetam o desenvolvimento. Para mais pobreza rural, mais insegurança, mais espaço para economias ilegais, mais discriminação, mais violência e menos coesão social.

Extraído: FAO

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim