Acesse o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Acesse o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma ferramenta grátis e de acesso liberado. Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, o Mapa auxilia a gestão pública sobre as informações da atuação das organizações da sociedade civil – OSCs em projetos e ações de interesse público. A ferramenta também disponibiliza outras funcionalidades.

O que é o Mapa das Organizações da Sociedade Civil?

Mapa das OSCs é um portal de dados integrados e transparentes sobre as mais de 391 mil organizações da sociedade civil existentes no país. Há dados relativos à institucionalidade e demais características das OSCs, seu acesso a recursos públicos e privados, localização no território, áreas de atuação, projetos, entre muitos outros dados relevantes.

O que Mapa das OSC oferece para​ as Organizações da Sociedade Civil (OSC)?

Oferece às OSCs, independentemente do seu tamanho, meios e oportunidades de tornar gratuita, pública e conhecida sua atuação e seu trabalho, comprovando sua responsabilidade pública de forma transparente;.

Também agiliza a relação e a comunicação entre as OSCs e diferentes financiadores de projetos (fontes de recursos), pesquisadores e instituições que fazem o intermédio de doações privadas (individuais e institucionalizada).

A ferramenta ainda permite que as OSCs compreendam o trabalho das demais organizações brasileiras, possibilitando a troca de informações, experiências e boas práticas entre si, facilitando a formação de redes.

Em destaque, ainda potencializa a redução de custos de médio e longo prazo para a captação de recursos por parte das OSCs, ao disponibilizar informações que auxiliem tanto as OSCs quanto seus financiadores institucionais, privados e/ou individuais a identificarem projetos de interesse públicos de forma transparente.

E, quais as vantagens e o que o Mapa das OSC oferece para gestores públicos e para a administração pública?

O Mapa permite que os gestores públicos possam identificar territórios que estão sobre ou sub representados em termos da disponibilidade e/ou atuação das OSCs. Além de suportar a tomada de decisões, permitindo que os formuladores de políticas públicas possam acompanhar as tendências no financiamento e atuação das OSCs, por área e por território.

Mas, por que um Mapa das Organizações da Sociedade Civil é tão importante?

No Brasil e no mundo as OSCs prestam serviços públicos valiosos à sociedade. Por meio das OSCs a população pode se organizar e defender seus direitos, comunidades e interesses. Organizados podem exercer plenamente seu potencial de interesse coletivo, atuando em parceria com o Estado para a execução de políticas públicas e/ou desenvolvendo projetos próprios, por exemplo, com financiamento privado.

Transparência pública e disponibilidade de informações de qualidade são pré-requisitos para compreender a força e a capacidade de atuação das OSCs no Brasil. Entender sobre a dispersão territorial das organizações, suas áreas de atualização, os projetos em andamento e sua capacidade de execução, facilitar e entender as condições de financiamento das OSCs, visibilizar a atuação, além de torná-la cada vez mais efetiva, transparente e forte.

Visite o portal: https://mapaosc.ipea.gov.br/

 

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim