18 de Maio: como colocar em prática?

18 de Maio: como colocar em prática?

Você deve estar vendo, ouvindo e lendo na mídia sobre o Dia 18 de Maio. Já entendeu a importância da data e conhece a sua história. Mas, pode estar se perguntando: Como colocar isso em prática?

Reunimos algumas ações que nossas redes e organizações filiadas estão realizando que podem te inspirar a ser propagador desta luta.

Como colocar em prática?

  • Que tal fazer uma roda de conversa com adolescentes em escolas, cursinhos, reuniões de bairro ou até mesmo em sua casa? Você pode utilizar o material da campanha Faça Bonito e divulgar os conceitos de proteção, escuta e denúncia.
  • Realizar oficinas com crianças através de metodologias que incentivem a exposição do tema. Nosso parceiro, CLAVES, possui a metodologia “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis” que ensinam crianças através de músicas e histórias.
  • Sessões de filmes sobre a temática “O lenhador” é uma boa opção para reunir amigos e familiares a refletirem sobre o tema.
  • Capacitar adolescentes para a vacinação simbólica “Um trato pelos bons tratos”, método amplamente utilizado na campanha Bola na Rede – RENAS e que provou ser uma poderosa ferramenta de conscientização.
  • Você ainda pode participar ou realizar palestras em igrejas. E até mesmo um seminário abordando os dados do Disque 100 e da ONU focando a responsabilidade social da igreja no enfrentamento de toda forma de violência.
  • Pode compartilhar informações relevantes em suas redes sociais e utilizar a hashtag #MaioLaranja ou #FaçaBonito.
  • Pode denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração usando o Disque 100. Você não precisa se identificar.
  • Pode se relacionar com qualquer criança tendo a consciência de que ela é um ser humano, criada por Deus e merece atenção aos seus sinais. Muitas crianças não sabem se expressar, mas transmitem através de comportamento seu sofrimento. O choro é um deles.

Muitas dessas ações estão acontecendo perto de você. Em Belo Horizonte, por exemplo, a REVTS – Rede Evangélica do Terceiro Setor, está realizando grande parte dessas ações que colaboraram com esta publicação.

As ações realizadas por nossas redes e organizações filiadas fazem parte de um movimento inspirado na campanha RENAS Bola na Rede – Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes, que ganhou ou nome de Maio Laranja, inspirado na cor da camisa da campanha. Este movimento vem ganhando forças pelo Brasil e já está como projeto de lei em municípios e estados para instituir o mês de maio um mês inteiro de sensibilização e informação sobre a temática da exploração.

Enfim, só de ter chegado até aqui na leitura desta publicação, já mostra que você está interessado. Pesquise, se envolva com alguma ação perto de você, ou seja quem promove uma delas.

Juntos pela proteção das nossas crianças e adolescentes.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim