RENAS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Comente!

Ao celebrar os 15 anos da RENAS, recebemos como presente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável! Sim, entendemos que os ODS´s refletem grande parte da missão da igreja de termos um mundo sustentável, inclusivo, justo e democrático.

Assim como o Bola na Rede promoveu um grande impacto na sociedade brasileira e os frutos continuam mesmo após o término da campanha, acreditamos que o engajamento das igrejas e organizações filiadas a RENAS no movimento global dos ODS´s também o fará. Lembram da nossa camiseta – 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO – NÓS PODEMOS?

Agora, dando continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000, estamos diante da chamada Agenda 2030, que tem como eixo central a entrada em vigor a partir de 2016 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela 70ª. Assembléia Geral da ONU.

Os desafios dos ODS´s são gigantescos e exigem inovadoras e vigorosas parcerias em escala nacional. Em 2017, iniciamos essa discussão no âmbito da RENAS e entendemos a participação na agenda dos ODS como uma oportunidade de termos prioridades globais com metas a serem alcançadas não apenas pelo governo, mas com a participação efetiva da igreja e das organizações sociais cristãs. No mesmo ano, RENAS referendou que a Visão Mundial nos representasse na Comissão Nacional dos ODS´s, cujo objetivo é fomentar a implantação dos ODS´s.

Nosso grupo de trabalho sobre ODS´s está formado pelos irmãos: Welinton Pereira (Visão Mundial), Silvia Kivitz (Rede IBAB Solidária), Débora Fahur (Vale da Benção), Tânia Wutzki (RENAS) e Raquel Arouca (A Rocha).

A reunião de filiadas em Curitiba (4 a 6 de abril 2018) permitiu aprofundarmos na temática e darmos encaminhamento à proposta de envolver as organizações, igrejas e redes filiadas nessa causa. Participaram da reunião em Curitiba representantes de 12 redes e 8 organizações filiadas.

Sugerimos a leitura de Isaías 65:16-17, 20-27 – texto utilizado por Maurício Cunha (CADI) para o devocional sobre “O Reino de Deus e os indicadores e metas sociais”, assim como Hebreus 11:8-19 – devocional do irmão Silas da Bahia sobre “Qual é o meu lugar e o lugar de cada um de nós nessa história?”. 

Convidamos a todos e todas para abraçarmos essa causa que pretende acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas e “não deixar ninguém para trás”!

Soraya Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *