Parceiros da Tearfund aprofundam reflexão sobre Missão Integral

Comente!

Entre os dias 26 e 30 de outubro aconteceu o Encontro Anual de Parceiros da Tearfund em Campina Grande, na Paraíba. O evento contou com a presença de 45 pessoas vinculadas às organizações e missões presentes no Nordeste e Norte do Brasil.

O Encontro de Parceiros da Tearfund, que é realizado anualmente, tem três objetivos principais: aprofundar a reflexão bíblica em torno da Missão Integral, propiciar a troca de experiências, novos conhecimentos e abordagens dos participantes e pensar os novos desafios à luz da conjuntura atual e da experiência vivenciada pelos participantes e organizações parceiras.

“É um encontro rico, animador e desafiador pela riqueza e variedade de experiências”, destacou o representante da Tearfund Brasil, Serguem Jessui. “É lindo ver como Deus vai trabalhando a cooperação e a unidade de seu povo que atua em situações marcadas pela opressão, violência e falta de esperança. É sempre muito animador perceber que o relato das experiências animam todos em suas caminhadas e motiva a servir a Deus de uma maneira em que os sinais do reino de Deus vão se manifestando aqui e acolá”, acrescentou.

Leia abaixo algumas ênfases abordadas:

1) A Missão Integral à luz dos profetas. Estudo bíblico conduzido com profundidade, serenidade e firmeza pelo pastor Christian Gillis, Igreja Batista Redenção de Belo Horizonte (MG). Teve como ênfase resgatar todas as ferramentas que os profetas utilizam para fazer a leitura da realidade de seu tempo, apontando o pecado, denunciando as injustiças e trazendo sempre uma palavra de esperança. Outra dimensão apontada pelo pastor foi a necessidade de reconhecermos que toda a Teologia da Missão Integral tem como primazia a palavra de Deus como bússola para todas as nossas ações.

2) Liderança Transformissional. Durante todos os dias do evento Arturo Menesses, consultor organizacional, trabalhou aspectos do desenvolvimento de lideranças de uma perspectiva da Missão Integral. Segundo Arturo, a Liderança Transformissional  “é um estilo de vida cooperador na Missão de Deus; empoderado pelo Espírito Santo e influenciando aos outros para sermos sujeitos de seu plano soberano de redenção integral; inspirados pelo modelo de Jesus e alicerçados nos valores bíblicos do Reino de Deus”. Toda a ênfase do desenvolvimento de liderança tem uma perspectiva bíblica, integrado a outras áreas do conhecimento. Os participantes foram desafiados a repensar seu estilo de liderança em novos paradigmas. Para isso, um conjunto de ferramentas foi colocado à disposição dos participantes.

3) Cuidado com a Criação  a partir do Movimento Lausanne. O Pr. José Marcos, Igreja Batista do Coqueiral em Recife (PE), fez um relato da conferência regional que aconteceu em setembro em Cuzco (Peru). Clique aqui para ler o depoimento do pastor José Marcos em relação a este movimento global que procura chamar a atenção do povo de Deus quanto à tarefa missionária de cuidar de todo o cosmos.

4) Economia Restauradora & Economia Circular. Richard Gowe, assessor de Advocacy da Tearfund, abordou a importância de se criar um movimento global que pense a economia em outros termos. Clique aqui e acesse o documento produzido pela Tearfund com uma proposta de um novo tipo de economia elaborada a partir de uma leitura do Jubilieu.

5) O Poder do Discipulado Holístico. Anna Ho, do ReconciledWord apresentou a experiência de mobilização de Igrejas no Vietnã para acabar com a pobreza. É uma abordagem holística que conta com o envolvimento completo da igreja local.

6) Conferência trienal da Miqueias Global, Micah Global. Alguns participantes que estiveram presentes na Conferência em Lima, que aconteceu em setembro, trouxeram suas considerações sobre os vários aspectos abordados nesta conferência. Participantes de todos os continentes refletiram à luz da bíblia e de suas práticas sobre diferentes temáticas como: questões urbanas, gênero, juventude indígena, desastres, conflitos, refugiados e situações de opressão e injustiça. Vozes de todos os continentes relataram suas caminhadas, lutas e esperanças. “Miquéias Global é sem dúvida um espaço único que propicia diferentes vozes nos mais diversos contextos a se expressarem movidas pelo entendimento de que a palavra de Deus aponta para a proclamação, ação, defesa de direitos e enfrentamento da injustiça no exercício da missão, comumente chamado de Missão Integral, para destacar que o evangelho enfatiza a plenitude”, ressaltou Serguem.

7) Justiça de Gênero. Projeto desenvolvido pela Diaconia nos Territórios onde atua: Pageú em Pernambuco, Região do Apodi, Rio Grande do Norte e Regiões Metropolitanas de Recife e Fortaleza. Tem como objetivo capacitar mulheres das comunidades, famílias e igrejas para que possam enfrentar os grandes desafios pelas quais continuam sendo vítimas. As ações vão desde leitura popular da bíblia, roda de diálogos com juventude e campanhas como a “mulheres de coragem” destinadas às mulheres vítimas de violência e que estão nas igrejas.

8) Corrupção & Transparência. Além de relatar as ações do coletivo Ame a Verdade, o jovem Caleb, do IFC, com muita competência, apresentou toda metodologia e resultados da Auditoria Cívica.

9) Desigualdade. Dorothéa Luz, representando RENAS, facilitou uma conversa coletiva em torno do tema da Desigualdade,  destacando que a mesma “é um fenômeno complexo, multidimensional e dinâmico, e que se altera com o tempo”. Os participantes foram estimulados a pensar como as práticas dos projetos tocam no tema da desigualdade.

10) Relato de práticas, como:

– Betel Brasileiro em Custódia, Pernambuco, com relato inspirador e emocionante que mais do que perfurar um poço, o acesso a água muda completamente a vida das famílias, melhorando a saúde e a renda com a produção orgânica.  Mediante a liderança do Pr. Neto e irmã Tânia uma transformação profunda tem acontecido na vida das famílias, com participação da Igreja local e mobilização na cidade.

– A Escola de Fé e Politica em seu primeiro ano de funcionamento já produziu muitos resultados. Pastores, obreiros e lideres com mais ferramenta e conhecimento enfrentam as injustiças e a opressão. Inúmeros têm sido os exemplos de situações em que os irmãos têm dado demonstração de uma ação mais ativa na defesa dos direitos.

– Projeto Flor do Sertão – projeto implementado em Patos, Paraíba, pela ACEV e destinado às mulheres de uma comunidade na periferia da cidade chamada “Placas”. O projeto objetiva enfrentar a violência contra as mulheres, especialmente doméstica, em alto grau, criar oportunidades econômicas.

– Projeto Água Viva para os Corumins, implementado por Asas do Socorro em parceria com Igrejas Locais e Comunidades do afluente do rio Amazonas, rio Tracajás, contempla 32 comunidades ribeirinhas. As comunidades constroem biofossas e biofiltros com o intuito de melhorar as condições de saúde e a potabilidade  da água. São formados comitês locais com participação de alunos das escolas públicas e comitê de seleção e construção das fossas e filtros. Ao longo do ano, capacitações são realizadas na formação de lideranças e sustentabilidade.

– Projeto Joga 10 & outros, também fizeram suas apresentações. Surgem com a preocupação em trabalhar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente da exploração e abuso sexual. Tem uma abordagem holística e integradora com as escolas dos municípios onde estão envolvidos.

Fonte: Tearfund

Parceiros da Tearfund

Parceiros da Tearfund

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *