Bases bíblicas da equidade

[ 2 ] Comentários

No Encontro RENAS de 2014, convidamos o teólogo e presidente da Fraternidade Teológica Latino-americana, Jorge Henrique Barro, para nos fazer refletir sobre bases bíblicas da equidade. Sua palestra pode ser assistida aqui. Mas também compartilhamos o material escrito do palestrante. Confira a seguir a introdução e baixe o estudo bíblico completo no link que está no final deste post.

***

Por que uma sociedade regulada pela lei e norteada pela justiça ainda necessitaria de um terceiro elemento, a equidade? Aaron  Kirschenbaum,  um  judeu,  disse:  “Qualquer  estudo  da  equidade  é  cheio  de perigos”. Isso vindo de um judeu é um grande alerta.

Não existem artigos, livros e debates sobre o tema na perspectiva bíblico-teológica. O que existe é sobre justiça, mas não equidade.

No Antigo Testamento, a palavra para “equidade” é meshar, que vem de yashar) que significa:  uniformidade  (regularidade),  retidão,  equidade  (em  inglês: evenness, uprightness, equity). No Novo Testamento, a palavra grega para equidade é ἐπιεικείᾳ (ep-ee-i’-ki-ah).

Então a pergunta óbvia é: o que é equidade?  Pergunta óbvia, mas de resposta complicadíssima!

Colossenses 4:1:
“Vós,  senhores,  dai  a  vossos  servos  o  que  é  de  justiça  e  equidade,  sabendo  que também vós tendes um Senhor no céu.

Baixe este estudo bíblico completo aqui.


Participe do 10º Encontro Nacional da RENAS 2015

2 respostas para Bases bíblicas da equidade

  1. […] Sobre Igualdade: perspectivas bíblico-teológicas, do Dr. Vinoth Ramachandra, o estudo bíblico Bases bíblicas da Equidade, do Dr. Jorge Henrique Barro, e o resultado de pesquisa que mostra que a desigualdade entre ricos e […]

  2. […] Igualdade: perspectivas bíblico-teológicas, do Dr. Vinoth Ramachandra, o estudo bíblico Bases bíblicas da Equidade, do Dr. Jorge Henrique Barro, e o resultado de pesquisa que mostra que a desigualdade entre ricos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *