Quando virá o Reino de Deus?

Comente!

A Rede Miquéias está na contagem regressiva para a sua Consulta Global Missão Integral & Shalom, que acontecerá de 14 a 18 de setembro, em Lima (Peru). Em um mundo onde vemos tantos conflitos, seria possível ou mesmo correto esperarmos e trabalharmos por Shalom?

O primeiro dia da Consulta terá como ênfase “Venha o teu Reino. Esta é a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos e foi incorporada ao contexto do que ele ensinava, começando com as Bem-Aventuranças e terminando com a Parábola dos Dois Construtores – o sábio e o tolo. No decurso deste ensinamento, lemos que precisamos buscar primeiro o seu Reino e a sua justiça, e então todas estas coisas serão dadas a nós também”. (Mateus 6.33)

Quando virá o Reino de Deus? 

1. Os fariseus
Os fariseus também fizeram esta pergunta em Lucas 17.20-21. Suas expectativas eram a de que conseguissem obter o número suficiente de pessoas para obedecer à lei; essa seria uma vida boa. Então Deus viria e restauraria Israel. Em nosso contexto, poderíamos dizer que se levássemos as pessoas a obedecer às leis, então o mundo seria melhor. Isto significa que nós colocamos a nossa energia tentando insistir que o Reino só é observável quando o comportamento é “bom”. Talvez seja por isso que muitos se esforçam tanto para lutar contra as chamadas leis “ruins”.

2. Os zelotes
Os zelotes acreditavam que o Reino de Deus viria pela força. Isso se eles conseguissem um número suficiente de pessoas para pegar em armas e lutar por aquilo que era considerado como certo. Sua crença era que Deus iria honrar suas ações e ajudá-los a vencer. Eles pensavam que o Reino poderia ser trazido pela violência.

3. Jesus é a resposta
Jesus responde claramente que o Reino não virá através do que é observável: leis ou violência. Não será em um local específico (por exemplo, um país). Ao invés disso, o Reino de Deus estava no meio deles – e do nosso. Isso porque Jesus era e é o Reino de Deus. Onde Jesus estivesse, aí estaria presente o Reino. Você concorda com isso? Como isso influencia a sua vida?

Nós não podemos “consertar” o mundo através da imposição de leis. Nós não podemos “consertar” o mundo através de intervenções violentas. A intervenção mais poderosa e transformadora que podemos fazer é a demonstração do Reino. Isto significa que nos tornamos mais e mais como Jesus. Cristão significa “como Cristo”.

O Reino soa como Jesus, fala como Jesus, age como Jesus, ama como Jesus.

Com o que se parecem as nações discípulas? Como podemos demonstrar o Reino, tanto por meio de ações individuais e coletivas? Como podemos nos tornarmos um povo de paz?

Estas são apenas algumas das perguntas e reflexões sobre as quais falaremos em Lima. Por que não desenvolver o tema acima e nos enviar seus pensamentos, para que possamos adicioná-los à Consulta?

A fim de que todos nós estejamos em Lima, teremos que ajudar uns aos outros. Se você tiver a possibilidade para tanto, por favor, considere dar um passo adiante e patrocinar alguém. Você poderia patrocinar a taxa de registro, ou bilhetes de voos, ou mesmo utilizar suas milhas de alguma companhia aérea. Você pode fazer uma contribuição para patrocínio diretamente através do formulário de inscrição aqui.

Obrigado. Estamos na expectativa pelas nossas discussões desafiadoras e inspiradoras.

Sheryl Haw
Diretora Internacional/ Rede Miqueias

***

Serviço
Consulta Global da Miqueias: Missão Integral e Shalom: justiça, paz e alegria.
14 a 18  de setembro de 2015
Casino de Policia, Lima, Peru
Inscrições
Programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *