Mais de 120 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola em todo o mundo, afirma ONU

[ 1 ] Comentário

O número de crianças e adolescentes em todo o mundo fora da escola aumentou para níveis preocupantes, dando um golpe nas metas de educação destinadas a alcançar a educação universal primária e secundária, alertou um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (6) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelo Relatório de Monitoramento Global Educação para Todos.

De acordo com o relatório, 124 milhões de crianças e adolescentes estão agora fora da escola, ao mesmo tempo em que a ajuda internacional à educação continua baixa comparada aos níveis de 2010. Estimativas sugerem que será necessário 39 bilhões de dólares extras para fornecer o ciclo de educação de 12 anos em países de baixa e de baixa-média renda.

Além disso, os números mais recentes mostram que cerca de 24 milhões de crianças nunca vão entrar numa sala de aula, com as meninas sendo o grupo mais desfavorecido. Apenas no sul e no oeste da Ásia, 80% das meninas que estão fora da escola têm chances remotas de começar a estudar em comparação com 16% dos meninos.

Em um comunicado de imprensa, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, alertou que a menos que os países “assumam compromissos sérios” no sentido de aumentar a ajuda à educação, as metas ambiciosas feitas pela comunidade internacional prometendo 12 anos de acesso gratuito e equitativo à educação de qualidade “poderiam permanecer ilusórios para milhões de crianças e jovens”.

Acesse o relatório clicando aqui.

Fonte: ONU Brasil. Foto: Banco Mundial / Dana Smillie

Uma resposta para Mais de 120 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola em todo o mundo, afirma ONU

  1. Fábio A. de Figueiredo disse:

    E no Brasil não constroem escolas e nem qualificam a educação, mas querem ampliar os presídios pra se livrarem dos “frutos da miséria” e do compromisso não cumprido conforme o ECA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *