RENAS abre encontro nacional e coloca equidade como princípio norteador

Comente!

Foi aberta, hoje, às 14h, em Curitiba, a nona edição do Encontro RENAS (Rede Nacional de Ação Social), com palavras de boas-vindas, gratidão pela presença de todos e esperança de que Deus pode falar conosco nestes dias.

Cerca de 200 pessoas de todo pais se reúnem para debater e refletir a respeito do tema “Equidade: A Justiça do Reino de Deus – Igreja em rede pela redução das desigualdades sociais”.

Um dos coordenadores da RENAS, Gerhard Fuchs, iniciou o evento explicando aos participantes o que é a rede. “Somos em 35 organizações representadas que expressam o que Deus quer para esta nação. Assim como na parábola do Bom Samaritano, somos chamados para atender o ferido”, explica.

O Encontro é um espaço privilegiado de articulação nacional, atividades em rede e compartilhamento de práticas, segundo Soraya Dias, outra coordenadora da RENAS. “Mudamos o foco do tema para atender um princípio norteador: uma agenda comum entre RENAS e suas filiadas e empenhar esforços para redução da desigualdade social, com ações efetivas”, afirma.

Um dos resultados esperados do evento é que ele possibilite o encontro de pessoas e igrejas/organizações diversas, a partir da própria desigualdade social entre elas para dialogarem sobre diferenças e serem estimuladas pedagogicamente a criarem parcerias para interlocução e ajuda mútua, na perspectiva de um profundo compromisso com o combate ao quadro de injustiça e desigualdade vigente.

O Encontro é anual e já foi realizado em todas as regiões do país. Pela segunda vez, acontece em Curitiba (PR), com o apoio da Rede Evangélica Paranaense de Ação Social (REPAS). A primeira vez ocorreu em 2008. Para David Fermann, coordenador da REPAS, o evento trará renovo e trocas de experiência entre os participantes. “Acredito que virá um renovo, e, oro para que o Senhor possa dar uma nova visão, em especial sob a ótica desta temática tão complexa”, completa. Em mesmo tom, o pastor Patrick Reason, outro coordenador da REPAS, completa que Deus tem agido através da união das mais diversas entidades, movimentos e igrejas.

Débora Fahur, integrante do Conselho da RENAS, finalizou a abertura do evento desafiando os participantes: “Não subestime sua participação. Deus pode falar com você e grandes coisas podem acontecer”.

— Por Carolina Chueire, jornalista e assessora de comunicação da REPAS (Rede Evangélica Paranaense de Ação Social).

— Acompanhe, ao vivo, pela internet, o Encontro RENAS: http://new.livestream.com/lifestreambrasil/renas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *