1º Encontro da Rede Evangélica de Ação Social do Grande Rio
A Rede Evangélica de Ação Social do Grande Rio (REAS-Grande Rio) foi formada em dezembro de 2006 como uma articulação de igrejas e organizações evangélicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para trocar experiências, capacitação e incidência nas políticas públicas. Sua inspiração está na criação e articulação da RENAS, a qual está filiada desde o primeiro momento.
Fazem parte da REAS-Grande Rio a Coordenação de Ação Social da 1ª. Região da Igreja Metodista, a Junta de Ação Social da Convenção Batista Carioca, a Rede Viva, Rede Fale, a Alfalit Brasil, o Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs, a Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, Dignitá Obras Sociais, Exército de Salvação, Visão Mundial, Centro de Juventude e Cultura Cristã, Igreja Assembléia de Deus – Ministério Pão da Vida, Igreja de Jesus Cristo, CCPUA Acari, Igreja Presbiteriana Filadélfia, Comunidade Batista Nova Filadélfia, Assembléia de Deus Gradim – MAE, Ministério Pentecostal Jesus Há Paz, Agência Soma, Audioteca Sal e Luz, Ministério Somos Um, Grupo de Ajuda Mútua da Igreja Metodista Betel, Fundação Bênçãos do Senhor e Comunidade Batista em Casemiro de Abreu.
No próximo dia 05 de maio, será realizado o I Encontro da REAS-Grande Rio com a finalidade de discutir a política de assistência social na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ouvir experiências do trabalho social de igrejas e instituições evangélicas e realizar a segunda assembléia da rede.
Para participar da mesa “A Política de Assistência Social no Grande Rio” convidamos Tatiana Dahmer (FASE e ABONG Nacional) e Silvia Regina (Vida Obra Social do Estado do Rio de Janeiro) e a intenção é abordar a situação atual da política de assistência no Rio, quais os impasses, os avanços, os dilemas e a participação da sociedade civil.
Logo depois teremos o painel “Experiências Evangélicas de Intervenção Social no Grande Rio”, onde ouviremos o relato do trabalho do Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência (CCDIA), do Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs, da Capelania Carcerária da Igreja Batista de Magalhães Bastos e da Audioteca Sal e Luz.
Depois do almoço, realizaremos a segunda assembléia da REAS-Grande Rio para discutir: 1) Mandato e funcionamento do Grupo Gestor; 2) Aprovação da Carta de Princípios; 3) Sustentabilidade da rede; 4) Linhas ou eixos de atuação que deverá gerar um Plano de Ação para a Rede durante esse ano.
Durante o Encontro se realizará também uma Feira de Projetos onde diversas instituições estarão expondo seus projetos e iniciativas sociais.
Segue a programação do I Encontro REAS-Grande Rio:
8:30 – Inscrição
9:00 – Abertura e acolhida
9:10 – Devocional
9:30 – Mesa: A Política de Assistência Social no Grande Rio – Tatiana Dahmer (FASE, Diretora da Abong Nacional), Sylvia Santos (Vida Obra Social do Estado do RJ)
10:30 – Debate
11:00 – Café
11:15 – Painel “Experiências Evangélicas de Intervenção Social no Grande Rio” – CCDIA, Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs, Igreja Batista de Magalhães Bastos e Audioteca Sal e Luz
12:15 – reações
12:30 – Almoço
13:30 – Assembléia da Rede
15:00 – Encerramento
DATA: 05 de Maio de 2007, sábado
LOCAL: Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro – Rua Silva Jardim, 23 – Praça Tiradentes, Centro
HORÁRIO: 9:00 às 15:00
Valor da Inscrição: R$ 5,00
Tel.: (21) 2101-1318 (Inscrição entre os dias 26 e 27/04)
E-mail: reas-granderio@uol.com.br