RENAS e Parcerias com o Governo

Comente!

No dia 25/07, aconteceu uma reunião da RENAS na sede da AEB. Estiveram presentes na reunião, vários representantes de diversas organizações, tais como: Welinton Pereira (Visão Mundial), Débora Fahur, Tércio Sá Freire e Roseli Rodrigues (Vale da Bênção), Roberto Cândido (Irmandade Betânia), Silvia Kivitz (Instituto Agente), Luciene (Exército de Salvação), Dr. Paulo Cintra e Mauro (AEB), Sirley Taragô Urbani ( Intese), Lídia Gomes (Operação Blessing Brasil) e Jane Villas Boas -Assessora da Ministra Marina Silva.

Esta reunião aconteceu como continuidade da reunião do dia 20/06, onde foi levantada a possibilidade de se realizar mais parcerias entre os cristãos evangélicos e o Estado Brasileiro e a necessidade de desenvolvimento de um projeto em coletividade, ou seja, várias organizações em diferentes lugares desenvolverem o mesmo projeto simultaneamente, resultando em comunhão de experiências, de habilidades e de recursos e assim, estes projetos terão uma maior expressividade e visibilidade.

O objetivo da reunião era propiciar aos interessados neste projeto, uma oportunidade de discussão e o encaminhamento das primeiras providências para sua realização.

Durante a reunião, Jane fez uma explanação das possibilidades de apoio governamental ao projeto, se este for bem estruturado. Sugeriu ainda que o Projeto Piloto fosse implantado, inicialmente, em quatro Estados e que fosse monitorado em todas as suas etapas. Dr. Paulo Cintra, que já realiza um projeto na área de cultura (dança, coral, orquestra, etc), colocou á disposição a ferramenta que a própria AEB tem utilizado na implantação de programas desta natureza.

Houve concordância de que é preciso uma revisão da práxis de ação social no meio evangélico para que se possa construir uma tradição forte no desenvolvimento social na comunidade em que está inserida. Um dos caminhos para se alcançar esta meta, é o trabalho consorciado.

Ficou decidido que o primeiro passo para a concretização do Projeto Piloto é a produção de uma Carta de Intenção. Esta carta será escrita por: Mauro, Welinton, Débora e Luciene. Sendo que será entregue em Brasília até o dia 30/09. Como segundo passo, serão feitas reuniões do grupo nos estados sede do Projeto Piloto e nesta ocasião, será escolhida uma pessoa de cada estado para compor o grupo de redação para redigirem o projeto em si, que deverá ser entregue em Brasília até final de novembro. O terceiro passo será a articulação da visita até dia 15/10, aos ministérios para possível apoio.

A reunião foi muito proveitosa e este projeto será mais um ponto de integração na Rede. Constata – se que a cada encontro e ação, a RENAS continua crescendo e se fortalecendo em seu trabalho.

Roseli Rodrigues – Assistente RENAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *