OFICINA ENCONTRO RENAS (parte VII)

Comente!

Uma visão correta é aquela que consegue afetar positivamente as novas gerações.

Mateus 5: 13 – 16.
13. Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
15. nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
16. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Por que trabalhar em REDE?

Ao lermos o livro de Atos, vemos o quanto a Igreja do Primeiro século se espalhou rapidamente. E este era o segredo do avanço do Evangelho; não ficava apenas nos ombros de homens-chaves como Paulo. A evangelização entusiástica era um ministério compartilhado por todos.

O mundo no qual a igreja avançava era muito diferente da região provinciana da Palestina. Pois, séculos antes de Cristo , Alexandre, o Grande, iniciou um processo que espalhou a cultura e a língua gregas pelo Oriente Médio.

A Ásia Menor, o Egito e as ilhas Gregas e o Antigo Império Persa foram dominados pelo conquistador. A expansão da língua e da cultura gregas unificou e uniu o mundo do Novo Testamento. E a VISÃO de “Um Mundo” e de “Nações Unidas” não é um pensamento modern. Era o sonho de Alexandre, centenas de anos antes de Cristo. Nos dias da Igreja Primitiva, este sonho se havia cumprido, a ponto de Paulo e Barnabé, não terem enfrentado barreira da língua, que depois se tornou obstáculos as missões atuais.

A Grécia conquistou o mundo culturalmente, mas foram os expansionistas e o poder brutal de Roma que o unificaram politicamente. O Império Romano não abrangia apenas o Egito e o Oriente Médio, mas estendia-se até as ilhas Britânicas, incluindo a França, a Espanha e a Antiga Alemanha Oriental.

Como facilitou as viagens missionárias !!! Não havia problemas com Passaportes, com desvio de rotas por causa de guerras……e na época a nova religião era considerada uma SEITA do JUDAÍSMO. Dessa maneira, a FÉ CRISTÃ era considerada uma religião lícita. E tinha sua pratica garantida pelos romanos.

Enquanto isso, o mundo romano era muito menos unido religiosamente. A religião oficial era o CULTO ao IMPERADOR. Além da religião oficial e das religiões tradicionais, existiam muitas seitas secretas, conhecidas como religiões misteriosas.
Elas tinham origem no Oriente e tornavam-se cada vez mais atraentes, enquanto as aberrações dos Imperadores iam destruindo a confiança e a fé na religião oficial.
Estas seitas secretas também perdiam seu brilho, porque elas não ofereciam um relacionamento pessoal nem experiência pessoal religiosa.

E para preencher esta necessidade, espalhavam-se seitas como CULTOS a Elêusis, a Dionísio, a Isis e Osíris….e outros.

As religiões misteriosas era marcadas por rituais de iniciação, liturgias e mitos. As seitas tinham pouco ou nenhum conteúdo ético. Um mundo sem promessas, sem esperança e fragmentado, estava pronto para a Vinda do Salvador !

E o mundo que Roma governava, estava estruturado de tal forma que permitiu o avanço explosivo da “ÚNICA FÉ que supre as necessidades mais profundas do SER HUMANO.

O Livro de Atos nos ensina algo muito importante para a proclamação do Evangelho; Paulo levava o evangelho ao encontro das necessidades das pessoas, dialogava com estas pessoas e com suas necessidades, adaptando a sua forma de apresentação aos ouvintes.

Paulo foi ao rio falar a Lídia e seus amigos; foi a Sinagoga; foi a Atenas falar sobre o Deus desconhecido….. cada momento era feito através de um PONTO de CONTATO.

Talvez nós também devamos desenvolver a sensibilidade cultural dos missionários primitivos. Se fossemos mais sensíveis e menos rígidos com nossas tradições, mais abertos a cooperar com o outro, talvez fizéssemos a Oração de Jesus ser respondida. “Para que todos sejam UM, Pai, como Tu estás em Mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste.” João 17: 20-21.

Nós também vivemos em um MUNDO sem promessas e sem esperança e sem diálogo. E o que temos feito para dar resposta a isso? Será que para responder a tantas necessidades temos que trabalhar com tanto peso delas unicamente sobre nossos ombros? Por que não procuramos compartilhar, cooperar …..para que o IMPACTO que Igreja Primitiva causou, se repita nestes dias ?

A Vontade de Deus não é nova, está ESCRITA na Palavra. UNIDADE! COOPERAÇÃO ! PARTILHA! REDE !

Se nós, cristãos, não fizermos um esforço para influenciar o ambiente onde vivemos e atuamos, seremos com sal insípido, teremos pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não faremos diferença nenhuma. Deus e o mundo esperam que influenciemos o mundo positivamente , da mesma forma que o tempero do sal realça o melhor sabor na comida.

Temos que usar a sabedoria de Paulo; para comunicar o evangelho, temos que usar a estratégia da linguagem que preencha as necessidades do ouvinte. E, nós estamos vivendo em um mundo unificado pela miséria, sofrimento, desprezo, preconceitos, exclusão, morte…. o mundo sem esperança de futuro está sofrendo, clamando por respostas que tragam VIDA , ESPERANÇA e PROPÓSITO.

Algumas vezes encontramos desculpas para não anunciar as Boas Novas, pensamos que as pessoas não estão prontas para ouvi-las porque suas necessidades são tantas…. ou nos deixamos paralisar pelo receio e pelo excesso na interpretação dos direitos humanos nos intimidando no testemunho da nossa Fé. Precisamos ter cuidado, pois vivemos num mundo de intolerância religiosa cada vez maior, é importante ser proclamado no tempo e nas oportunidades que nos dá. Devemos orar por sabedoria, discernimento e consciência de que Ele é o Senhor de toda a terra, de todos os tempos….a Sua Palavra é o bastante, e ela penetrará as profundezas de todo ser humano que se permitir ouvi-la, moverá e removerá todos os obstáculos que existem, por si só…..porque Ele morreu e ressuscitou e assim conquistou toda a autoridade. _ O Reino de Deus chegou!

Em qualquer lugar que Ele nos enviar, encontraremos oportunidades para influenciar positivamente e anunciar as Boas Novas. E podemos lembrar que a Verdade é imutável, porem as estratégias devem acompanhar as necessidades dos tempos.
DEUS usa estratégias inteligentes para alcançar vidas perdidas. Ele traz sentido e propósito enquanto age através da Sua Igreja, trazendo Justiça, Paz e Propósito.

Eu nasci em um lar evangélico e tive uma forte experincia com Jesus com apenas 5 anos. E, eu aprendi que Jesus veio salvar o ser humano para que tivesse acesso ao céu após a sua morte.

Mas eu cresci e o tempo mostrou outras necessidades do ser humano que Deus também esta muito interessado.

A humanidade se encontra assistindo de maneira horrorizada a um dantesco espetáculo caracterizado por violência, desastres naturais, guerras, corrupção e outros flagelos que nos fazem supor que a sociedade esta mais enferma do que nunca. A maioria destes atos correspondem a sinais que a Bíblia descreve como porta de entrada para os tempos finais.

Este presente de inquietação e preocupação faz com que o ser humano vislumbre o futuro de maneira desesperançada. Estamos sem dúvida no tempo de trazer uma resposta de alento a todos que duvidam de um amanhá melhor. É a IGREJA de Cristo que possui a mensagem que constitui a única alternativa de paz, liberdade, plenitude e propósito de vida.

Neste novo milênio podemos ver diariamente que os paises, de maneira geral, estão imersos em conflitos internos e externos. Vemos que tudo aquilo que estava escondido, hoje rapidamente é revelado. E, imediatamente, tudo é exposto ao público.

O mundo hoje atravessa um momento critico, política, social e economicamente falando ….tudo porque existiram e existem pessoas egoístas que, para alcançar seus propositos , não se importaram a quem precisem atropelar. Por isso, a crise mundial é fruto de lideres egoístas que estão a frente de nações egoístas. Como disse o apostolo Paulo: “tudo o que o homem semear isso também ceifará.” Gl. 6:7. – Então hoje estamos colhendo o que os nossos antepassados plantaram.

A cidade de Olinda, é uma cidade com mais de 380 mil habitantes, mas tem mais de 80 favelas. Este ano ela foi nomeada a capital cultural do Brasil. No carnaval ela recebeu milhares de turistas de muitos países. Porém, mais de 60% da população vai dormir apenas com uma refeição (precária) diária.

A Prefeita disse que os maiores problemas da cidade são: – Desemprego; Violência domestica; Drogas; Êxodo escolar e gravidez na adolescência. Em nossa área, morrem uma média de 4 adolescentes por semana, resultado de envolvimento com Drogas e Violência …

Em 1993, 16 de outubro – Dia Internacional da Alimentação, eu era pastora da juventude da Paróquia Emanuel, e nesta época, fizemos uma ação de combate a fome na comunidade que morava dentro do lixão de Olinda , levando 50 cestas básicas , roupas usadas , remédios, brinquedos e um gostoso lanche. Foi uma surpresa agradável para aquela comunidade.

Até aquele momento ninguém via o sofrimento daquele povo. Eles eram invisíveis para a sociedade e para o poder público. Moravam dentro do lixo, em cobertas feitas do próprio lixo, e comiam e retiravam toda a sua sobrevivência do que era despejado pelos caminhões da coleta de resíduos sólidos da cidade.

Olinda tinha apenas um Lixão aberto (onde diariamente recebia mais de 200 toneladas de lixo, coletados em Olinda e parte de Recife) e não havia nenhum controle do destino do seu lixo. Nem mesmo o hospitalar !!!!

“Vós sois o SAL da terra;…Vós sois a LUZ do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;…”

Se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é.

Mas, esconderemos nossa Luz ; 1) se ficarmos quietos, quando deveríamos falar; 2) se negarmos a Luz; 3) se deixarmos as trevas tomarem conta daquilo que já foi revelado pela luz; 4) se não falarmos aos outros a origem e motivação da nossa Luz; 5) se ignorarmos a necessidade que o mundo tem de encontrar essa Luz.

Iniciamos um CULTO de ORAÇÃO por Olinda e um encontro mensal com alguns pastores de várias denominações, da cidade. – O Senhor estava nos orientando a trabalhar a Unidade da Igreja, e o SERVIÇO à comunidade, como estratégia para levar a mensagem que Deus ama o povo de Olinda.

Deus começou a derramar um grande amor pela cidade de Olinda. E, nós começamos a orar pela cidade.

Vigílias… Marchas de orações pelas ruas…Intercessão pelo governo local…Começamos a pesquisar sobre a cidade e sobre os bloqueios para o seu crescimento… As igrejas começaram a trabalhar juntas.

E, enquanto isso, começamos a levar mais apoio a comunidade do Lixão.

E, DEUS começou a agir !!!

Iniciamos uma relação com aquele pessoal e em 1994, uma senhora nos contou que , sem saber havia comido restos cirurgicos – especificamente, uma mama humana, acompanhada pelo seu neto.

No domingo a noite mencionei o fato a igreja , quando estava pregando e, no outro dia o ocorrido se transformou em um “Furo Jornalístico Internacional”.

Olinda foi envergonhada mundialmente. O Globo, O Clarim, CNN, e muitos outros, vieram a Olinda para constatar que a corrupção no poder publico estava levando os hospitais a despejar seu lixo em lixão aberto, e a população mais miserável estava praticando canibalismo quando comiam restos cirúrgicos.

O prefeito ate aquele dia tinha uma simpatia pelo nosso trabalho na cidade, pois éramos colaboradores em todas as ações educativas ambiental. Mas, naquele momento, ele disse: Olha ai o que acontece quando trabalhamos com crentes !

Católico praticante, professor universitário, politicamente – direita… nosso prefeito não estava entendendo o que estava acontecendo.

Mas, Deus tinha um plano!

Era o início de um processo para a – TRANFORMAÇÃO. Estava acabando o tempo deste povo continuar invisível e era tempo para Deus ser exaltado.

A partir deste episodio o governo foi obrigado a olhar para a população mais carente da cidade. Teve que abrir mão dos projetos sociais assistencialistas e politiqueiros…Teve que abrir as portas para discutir os problemas sociais com a sociedade civil..

Até aquele momento, haviam mais de 5000 lixóes abertos no Brasil, sem nenhum controle, e a partir deste episódio, os lixões começaram a ser uma preocupação nacional. Pois as crianças que trabalhavam e moravam dentro do lixo, não estavam na escola, não se alimentavam, não tinham cuidados básicos para crescerem com dignidade… – Tudo veio a luz ! Os problemas foram expostos !

Pela primeira vez a UNICEF nos convidou para conversar, o secretario de políticas sociais veio conversar com a igreja… e assim, mesmo com mágoas pelo ocorrido, mas o governo publico não podia mais excluir a igreja das conversas.
O que isso tem haver com a missão da igreja ? Alguns membros questionavam.

Deus estava nos ensinando como a IGREJA deve ser LUZ e SAL na sociedade. E coisas interessantes começam acontecer !!!

No mesmo jornal que saia o cardápio do casamento de Pelé , em uma das nossas igrejas, estava também nas manchetes a denuncia do canibalismo no LIXÃO. Denuncia feita pelos missionários anglicanos no lixão. Diziam os jornais.

E a Igreja começou a ser o órgão de confiança e advocacy para a população moradora do lixão. E isso incomoda a administração pública !

Logo, a Prefeitura pensou em fechar o lixão e transformar em um lixão controlado. Mas para isso, as famílias teriam que ser retiradas.

A igreja estava com uma responsabilidade muito importante nas mãos. Então, fizemos uma ABAIXO ASSINADO, com bispos de vários continentes e… entregamos a prefeita. O caso foi levado ao Governo Federal, e ele liberou uma verba para assentar as 120 familias do lixão em suas novas casas. Milagres começam a acontecer.

Deus estava nos ensinando que todos nós precisamos uns dos outros. A igreja precisa estar inserida na sociedade e ser relevante, e a sociedade precisa reconhecer o valor da presença da Igreja nos assuntos da coletividade.

Naquele mesmo ano, a prefeita iría concorrer a re-eleiçao e enviou um pastor e seu vice-prefeito para me convidar a ser candidata a vereadora pelo seu partido. E, na sala da minha casa, eu respondi que esse não era o meu chamado ,mas que eu deveria estar perto dela, sim, mas para ser a voz da consciência. – A IGREJA é a voz da CONSCIENCIA dentro da uma cidade.

”…mas se o SAL se tornar insípido, com que há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.” V. 13 b.

O Talmude mostra que o sal que não era puro e útil para ser usado nos ritos dos sacrifícios, era lançado nos degraus e declives ao redor do templo para impedir que o terreno ficasse escorregadio, e assim era pisado pelos homens.

Assim também, a religião sem autenticidade NÃO poderá permanecer sendo utilizado como INSTRUMENTO de Deus no mundo. Pois não apenas seus discípulos reconhecerão a sua inutilidade, como também o próprio mundo.

Porque a Igreja Cristã se ausenta do seu papel profético? Porque ela não se lança a caminhar com os sistemas? Sua posição de não pertencer a este mundo não quer dizer que ela não deve estar interagindo com as trevas deste mundo. Não é verdade ?

“Vós sois a LUZ do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;” v. 14.

Temos uma missão a cumprir e devemos estar dentro do sistema. Levando a Luz nas trevas, intervindo na escuridão.

A LUZ, a semelhança do SAL deve ser útil. A LUZ deve brilhar livremente, sem qualquer empecilho. Leon Tolstoi queixou-se de que os cristãos, na Rússia de seus dias , deixavam-no sem convicção e inabalável. Disse que somente suas ações, e não suas palavras, poderiam modificar os temores da pobreza, da enfermidade e da morte que o perseguiam.

Orígenes, relata uma história dos crentes de seus dias, pois suas vidas, e não suas palavras, eram o seu testemunho… invencível !

A Fonte de Luz é CRISTO, e só o cristão em comunhão com a LUZ, tem a capacidade de ser luzeiro. O apóstolo Paulo diz que somos luzeiros. Filipenses 2:15.
 
Segundo os ensinamentos de JESUS, o mundo sem essa iluminação seria um lugar tenebroso. A LUZ do crente será vistas através das Suas BOAS OBRAS ! A LUZ esta ligada à idéia de Justiça e Retidão. E como diz no versículo 16 afirma, essas BOAS OBRAS ( de justiça e retidão) redundam em GLÒRIA a DEUS.

Algumas pessoas não compreendem a política de Deus e terminam por se envolver com a política dos homens, se animam e se candidatam por partidos políticos e terminam se corrompendo mais adiante… e os escândalos provam que a Igreja- que é a REDE de CRISTO no mundo- é a autoridade, e esta autoridade deve se dar no processo da caminhada. –Há coisas que só a igreja pode ver; como justiça e direito. Sempre é necessário a presença da LUZ e do SAL da terra nestes empreendimentos sociais.

Ex: O governo publico percebeu que a voz da igreja faz efeito na cidade e no meio da comunidade. – Então eles aceitaram formar um GT ( Grupo de Trabalho) para apoiar os catadores. Começamos a fazer parte do FORUM – Lixo e Cidadania, a colaborar com as pesquisas e diagnósticos sociais, etc. Mas alem de tudo isso, as portas estavam abertas para entrar e sair como porta-voz do sofrimento e necessidades do povo junto as autoridades. Para trazer organizações para trazer recursos para o catador. – Trouxemos uma ONG da Comunidade Européia para conversar com a prefeitura sobre um projeto. Atuamos na luta por um Projeto de Redirecionamento do Lixão para Aterro Sanitário etc.

É nesse momento que a cidade começa a ver que a igreja não é um órgão alienado e alienante. Mas um organismo vivo, inteligente e relevante.

A palavra da Igreja na sociedade, tem mais autoridade quando pronunciada profeticamente! Pois o sabor das palavras da Luz, são reveladoras de Verdades que outros não conseguem ver.

Nos lábios de um político, de um militante, de um sociólogo ou cientista político ela gera conhecimento. Mas vindo da voz da IGREJA ela faz as autoridades tremerem, como tremeu Acabe e Jesabel diante de Elias.

DEUS PAI tem prazer nas boas obras de seus filhos, porque tais obras provam que eles são FILHOS de DEUS. Portanto, a IGREJA que DEUS pode usar para ser parte de uma REDE e trazer TRANSFORMAÇÃO em uma comunidade, é a Igreja que leva a sério a necessidade de deixar a LUZ de DEUS brilhar através do CARATER de seus filhos.

O sinal que garante autoridade e reconhecimento, é a luz que brilha através do CARATER do povo de Deus. SINAIS acompanharão as ações da Igreja ! Amém ?

Minha experiência no trabalho em REDE ( como Igreja de Cristo, e como parte da Sociedade Civil em uma cidade) está sendo uma aprendizagem, sobre tudo de cooperação. Porém, o espaço e ação da Igreja na sociedade, devem revelar que seus princípios são imutáveis e intransferivéis. E acima de tudo, é dependente da Presença e Poder de Deus. – Devemos ser preparados sim, bem capacitados tecnicamente para atuar no terceiro setor atual, mas, não podemos confiar apenas em nosso próprio entendimento.

“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.’’ Provérbios 3: 3-5.

Hoje, os grupos que estão conosco, compreendem e respeitam nossas motivações e nossos princípios e valores. Não deixamos nos envolver para entrar em choque. –Se estamos envolvidos, todos sabem que não estaremos juntos em ações obscuras e corruptas. Estamos ali para construir, para levar Vida, Paz e Propósito. Temos nossas opiniões e queremos e devemos opinar.

Somos SAL, e devemos preservar a pureza. Sem misturar com outros elementos; pois nos tornaremos impuros e perderemos nossa propriedade. E poderemos nos transformar em Sal-Sodoma, o sal que vinha do Mar Morto, e que era impuro. E somos LUZ para não permitir que este mundo se torne um lugar tenebroso.

“Assim, resplandeça a vossa Luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” V. 16.

As Obras do Cristão canalizam a Glória para DEUS. Remover as obras, seria remover também a glória de Deus desta terra. –Isso é seríssimo !!! Tais Obras provam que os discípulos são Filhos de Deus, e que também revelam algo sobre a natureza de Deus. COMPAIXÃO – JUSTIÇA e a PAZ.

Nesta crise mundial, as pessoas só encontrarão Liberdade, Paz e Propósito de vida , quando virem a Jesus através da sua Igreja, que é a REDE deixada por Ele sobre a terra e que se espalha por toda a sua face. Quando colocarmos que estão invisíveis, em posições de honra e dignidade dentro da sociedade.

Creio que Deus está levantando sua IGREJA para servir através de REDES e influenciar positivamente na transformação de paises como o nosso. Por isso, não podemos deixar essa candeia escondida. O seu lugar é no monte, para ser vista e útil por todo o mundo.

Uma visão correta é aquela que consegue afetar positivamente as novas gerações.

Oremos para que as Igrejas abandonem sua rigidez tradicional e abram suas mãos em cooperação, partilha para ocupar seu espaço numa sociedade unificada pela miséria e sofrimento, e que tanto precisa de Esperança e Transformação.

Amém.

Siméa Meldrum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *