Carta da Liberdade

Comente!

Discutimos sobre meios e estratégias que possam permitir uma constante e efetiva participação dos evangélicos na proteção ambiental no Brasil, assolado com a progressiva degradação do meio ambiente a que assistimos. Essas ações serão chamadas de Jubileu da Terra.

Reconhecemos nossa inexpressiva e desarticulada atuação na questão ambiental do país. É nossa responsabilidade contribuir para a solução de tão sério problema, tanto pelos plenos direitos de exercício da cidadania, quanto pelo dever de cumprir o mandato cultural de servirmos na terra como administradores de Deus, preservando o ambiente e todos os seus recursos naturais. Temos um potencial de técnicos, educadores, simpatizantes etc., além de grupos já envolvidos direta e indiretamente com a questão ambiental.

Reconhecemos que o assunto é de alta complexidade, que muitos danos ambientais ocorridos e em progresso no Brasil são irreversíveis e que esses problemas têm assumido conseqüências mais drásticas nos países em desenvolvimento, com sérios prejuízos à saúde das populações.

Reconhecemos a necessidade de uma visão integral do problema, principalmente no que diz respeito à rígida observação das políticas públicas e das desigualdades sociais.

Acreditamos em nossa capacidade de mobilização e conscientização em âmbito nacional, como contribuição em um tema de tamanha importância. Essa contribuição poderá ser efetivada de várias formas: com o uso dos mecanismos de mobilização e conscientização por meio da mídia nacional e dos recursos didáticos disponíveis; por meio da proposta (aos governos) de modelos apropriados de gerenciamento técnico; e, finalmente, por meio de medidas locais que permitam o resgate da cidadania e a inclusão social nas áreas e nos aglomerados populacionais de baixa renda. Paralelamente a essas ações, seriam criados fóruns permanentes de debates por meio de publicação específica, oficinas temáticas, seminários, congressos etc.

Como um movimento que visa contribuir com a igreja e o país, o grupo terá caráter interdenominacional.


* A Visão Mundial é uma ONG humanitária cristã que, há mais de cinqüenta anos, atua em mais de noventa países, assistindo a cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes.

* * Artigo veiculado neste site com a devida autorização da Editora Ultimato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *