“Porque Deus amou o mundo: Igreja & ODS”

“Porque Deus amou o mundo: Igreja & ODS”

O livro “Porque Deus amou o mundo: Igreja & ODS” é uma iniciativa da Coalizão de Igreja e os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A publicação conta com a participação de igrejas, organizações da sociedade civil e redes baseadas na fé. RENAS faz parte dese grupo!

Para você entender um pouco mais o contexto do nascimento do livro e a atuação da RENAS, convidamos Gehard Fucks, nosso coordenador, para uma entrevista. Acompanhe!

RENAS – Gehard, é um privilégio para RENAS estar envolvida em mais um projeto de impacto eclesiástico e social. Poderia nos explicar como nasceu a ideia do livro?

Gehard – A ideia do livro foi apresentada pelo reitor da Faculdade Teológica Sul-Americana – FTSA, Jorge Barro durante uma reunião da Coalizão Igreja e ODS, que aconteceu na cidade de Belo Horizonte, em 2017. A princípio, o livro seria um esforço coletivo dos professores da FTSA. Contudo, a inciativa começou a a ter mais adeptos e o grupo que estava na reunião decidiu encampar a iniciativa e dividir os custos de produção entre as 13 organizações presentes.

RENAS – Qual a participação da RENAS para a concretização desse projeto?

Gehard – A RENAS faz parte da Coalizão Igrejas e ODS. Sendo assim, em determinado momento, o reitor Jorge Barro entrou em contato comigo para que eu ajudasse a indicar autores para os 17 capítulos. Indiquei várias pessoas ligadas, ou conectadas às iniciativas da RENAS, como Debora Fahur,  Maurício Cunha,  Werner Fuchs, Marcos Custódio, etc. Os contatos e articulações que temos como RENAS facilitaram estas indicações, e são consequência da existência da rede.

RENAS – Para você, qual a relevância do livro para a rede? 

Gehard – O livro propõe-se a analisar os objetivos colocados pela ONU e a fazer uma análise bíblico-teológica de cada um deles. Cada capítulo termina com os desafios missionais para a Igreja (e ONGS) e pode servir para que os filiados da rede possam iniciar suas próprias análises, possam dialogar numa mesma linguagem com outras forças nos espaços públicos e alinhar suas ações com os Objetivos e indicadores propostos.

RENAS – O que RENAS e os organizadores do livro esperam alcançar com a publicação?

Gehard – Espera-se que sejam superados os preconceitos existentes acerca da iniciativa da ONU. Que os participantes da RENAS tenham base para o diálogo na esfera pública e que possa haver uma mobilização efetiva das ONGs e Igrejas para ajudar a resolver os problemas apontados.

RENAS – A renda com a venda do livro será revertida para alguma ação?

Gehard – Cada um dos participantes da coalizão recebeu 100 exemplares para serem doados ou vendidos, e que com isso, podem optar por gerar renda para suprir as necessidades de caixa das organizações.

RENAS – Qual seria seu recado direto aos nossos leitores e leitoras?

Gehard – Fique por dentro, atualize-se, saiba o que a Bíblia diz sobre os ODS … E, alinhe suas ações com a iniciativa global para um mundo melhor.

Para adquirir o livro, acesse aqui!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim