Acontece nos dias 04 e 05 de dezembro, o NECA em parceria FICE BRASIL em parceria com o FICE Internacional e o Movimento Nacional Pro Convivência Familiar e Comunitária.
O seminário tem como objetivo apresentar e discutir situações e práticas de cuidado e proteção de crianças e adolescentes em ambientes alternativos à vida em família. Serão abordadas as práticas desenvolvidas em diferentes países e regiões do Brasil para acompanhar estes adolescentes e jovens, com ênfase na importância da preparação para a vida adulta.
“A opinião deles sobre as referencias de cuidado e proteção são fundamentais para a qualificação das políticas públicas de garantia de direitos humanos no país.” – explica os organizadores.
Entre os palestrantes, encontram-se profissionais do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária para compartilharem experiências e reflexões sobre práticas inspiradoras de prevenção e proteção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e suas famílias.
Está em curso em vários municípios brasileiros o Plano de Acolhimento do Ministério de Desenvolvimento Social (MDSA) que pretende reordenar os serviços existentes e ampliar as modalidades de cuidados alternativos. Ao mesmo tempo, o Brasil tem visto inúmeras iniciativas parlamentares para modificação da Lei Nacional de Adoção, mesmo sem ter implementado no país a Lei Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (Lei 12.010 de 2009), exigindo posicionamento dos profissionais da área.
Para inscrições e informações, acesse: www.neca.org.br