IV Fórum de Missão Urbana discutirá papel da Igreja no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Rede de Missão Urbana (Redemur) vai realizar entre os dias 8 a 10 de novembro, na Igreja Batista do Coqueiral, no Recife, a 4ª edição do Fórum de Missão Urbana. O tema deste ano será “Igrejas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Comunidades e Cidades Sustentáveis”.

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.

Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.

Na opinião do pastor Alberto Lins, membro do comitê gestor da Rede de Missão Urbana e responsável pela mobilização de igrejas da Tearfund Brasil, deveria haver maior incidência por parte dos cristãos evangélicos na busca pela implementação dos ODS em seus respectivos contextos. “Esse tema é totalmente bíblico, mas infelizmente não vem sendo colocado em nossa agenda de pregações e de ação prática em nossas igrejas. Na Bíblia lemos que Deus amou o mundo e Paulo fala que Cristo veio para redimir o mundo. O mundo engloba todas as coisas criadas, inclusive o lugar que nós moramos, a cidade que andamos e os problemas pelos quais passamos. Como podemos enfrentar de forma resiliente tantos problemas vivenciados em nossa nação?”.

O 4º Fórum de Missão Urbana enfocará especificamente o Objetivo 11: Comunidades Sustentáveis. “Refletiremos sobre como podemos colaborar para tornar as cidades e assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Poucas pessoas sabem, mas em 2014, 54% da população mundial já vivia em áreas urbanas. Na nossa nação 84,5% da população é urbana”, explica Lins. Os números mencionados por Alberto foram divulgados pela edição de 2014 do relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial” (World Urbanization Prospects) produzida pela Divisão das Nações Unidas para a População do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais (DESA). De acordo com o documento espera-se um aumento de 66% dessa proporção em 2050, o que representa um total 2,5 milhões vivendo em áreas urbanas.

Mobilidade urbana, habitação, acesso aos serviços públicos, meio ambiente e resíduos sólidos serão algumas das temáticas abordadas nos painéis, palestras, oficinas e reflexões bíblicas que comporão a programação. Pela primeira vez desde a primeira edição do Fórum de Missão Urbana em 2015, a Rede de Missão Urbana dará aos participantes a oportunidade de colocar em prática o que for debatido durante os dois dias do evento.

A Comunidade do Sapo Nu, que fica na periferia de Recife, será beneficiada por um mutirão de serviços de atendimento de saúde e promoção de cidadania. Como ressalta Lins, o objetivo é desafiar os participantes a saírem da inércia e, tomando como exemplo o próprio Cristo, servir aos mais necessitados. “Teremos uma ação prática depois de tudo o que ouvirmos e formos incomodados pelo Espírito de Deus a nos movermos ou em favor daquele que precisa.”.

Sobre a Redemur

A Rede de Missão Urbana é um movimento nacional que reúne igrejas, missões, Ongs e líderes cristãos que atuam na propagação do Evangelho no contexto urbano. A Rede tem como visão a transformação das cidades, em todas as suas dimensões, a partir do Evangelho do Reino de Deus

Mais informações: http://rededemissaourbana.org.br

Inscrições: https://www.e-inscricao.com/tearfundbrasil/ivforummissaourbana

 

Enviado por: Tearfund

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim