Articuladora da RENAS assume Secretaria Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Assumiu a Secretaria Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes, junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, nossa articuladora na Rede Evangélica do Terceiro Setor (REVTS), Petrúcia de Melo Andrade.

Entre as ações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, consta a promoção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos, com atenção especial às mulheres, família, criança e adolescente, juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência, população negra, minorias étnicas e sociais, indígenas.

Entre as pautas do órgão estão:

  • A articulação de iniciativas e apoio a projetos destinados à proteção e à promoção dos direitos humanos, com respeitos aos fundamentos constitucionais do Estado de Direito;
  • O exercício da função de ouvidoria nacional em assuntos relativos aos direitos humanos;
  • Políticas de promoção do reconhecimento e da valorização da dignidade da pessoa humana em sua integralidade;
  • Combate a todas as formas de violência, preconceito, discriminação e intolerância.

A nova secretária já vem atuando na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, junto à RENAS, desde sua formação. Atuou ativamente na campanha Bola na Rede – Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes, que contribuiu para a instauração no Maio Laranja em Belo Horizonte. E, também contribuiu com outros órgãos da sociedade civil, mais fortemente no estado de Minas Gerais. Deixou marcas também na Convenção Batista Mineira e na Igreja Batista Central de Belo Horizonte (IBCBH), quando foi responsável pelo Comitê de Ação Social e Institucional IBCBH.

A também Consultora do Programa CLAVES Brasil, Petrúcia possui graduação em Psicologia pelo Cento Universitário Newton de Paiva, é Especialista em Criminologia e Violência Urbana, pela PUC Minas/ACADEPO. Na Prefeitura Municipal de Contagem, trabalhou pela Secretaria Municipal de Direitos e Cidadania na Coordenadoria de Políticas para Mulheres. Também é Consultora de Políticas Públicas envolvendo violência de gênero, de crianças e adolescentes. Possui experiência em Gestão Pública e é Professora de Psicologia Aplicada e Ética Profissional.

Além de Petrúcia, outros sete secretários nacionais compõem o Ministério: Tia Eron (Políticas para as Mulheres), Angela Gandra Martins (Família), Jayana Nicaretta da Silva (Juventude), Sérgio Augusto de Queiroz (Proteção Global), Sandra Terena (Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Antônio Fernandes Toninho Costa (Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa).

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim