Projeto Calçada – Lifewords

Projeto Calçada – Lifewords

O Projeto Calçada é uma iniciativa da Lifewords para dar uma resposta aos traumas vividos por crianças e adolescentes em situação de risco ao redor do mundo.
A ideia do Projeto Calçada surgiu em 1998, que começou a atuar em 2000, em quatro continentes. O Projeto Calçada capacita Educadores (trabalhadores sociais, professores, psicólogos, assistentes sociais, líderes religiosos etc.) e equipa suas organizações com uma ferramenta para atividade lúdica e individual, conhecida como a Bolsa Verde.
A Bolsa Verde foi desenhada para as crianças e adolescentes, mas provou-se também eficaz aos jovens e seus familiares adultos.
Ela ajuda a pessoa a compartilhar e lidar com suas histórias de traumas e dores.

O que fazemos
Ajudamos a restaurar a dignidade, a autoestima e a esperança de crianças (a partir de cinco anos de idade) e adolescentes que vivem em situações de risco, o que inclui, por exemplo: crianças e adolescentes vivendo ou trabalhando nas ruas, em abrigos, casas lares, em comunidades violentas, usuários de drogas, envolvidos em grupos armados, adolescentes em medida socioeducativa.

Produzimos uma ferramenta terapêutica conhecida como a Bolsa Verde, criada por psicólogos especializados em traumas infantis, depois de quatro anos de pesquisa. Ela é centralizada nas necessidades das crianças em situação de risco e nos traumas pelos quais passaram.

Fortalecemos, capacitamos e equipamos nossos parceiros, que desenvolvem a atividade com a Bolsa Verde com as crianças e adolescentes. Monitoramos mais de 30 mil crianças e adolescentes atendidos, e os resultados têm sido consistentes: 90% a 95% das crianças têm uma melhora de sua autoestima, que leva a mudanças de comportamento, relacionamento e tomada de decisões positivas.

Como fazemos
O Projeto Calçada firma parceria com organizações, projetos sociais, escolas, e igrejas que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, proporcionando capacitação e os recursos especializados para desenvolverem com a criança ou adolescente, uma conversa pessoal, lúdica e transformadora, respeitando sua individualidade e fase de desenvolvimento.

A capacitação é oferecida às pessoas que se relacionam diretamente com as crianças e adolescentes, a quem chamamos de “Educadores”, que podem ser, por exemplo: professores, educadores sociais, psicólogos, conselheiros, assistentes sociais, pastores, missionários, mães ou pais sociais, etc…

Ao final da capacitação, os parceiros recebem a Bolsa Verde, que contém uma série de cartões de imagens (e algumas outras ferramentas) que é usada em um processo interativo com as crianças que as ajuda a compartilhar suas histórias de traumas e dores, e em retorno, usa histórias da Bíblia para abordar os problemas específicos que as crianças enfrentam, oferecendo uma mensagem (e uma experiência) de amor e novas possibilidades, a partir da reflexão sobre o que aconteceu com os personagens das histórias.

Missão
Criar literatura bíblica, programas e recursos eficazes que:
– Equipem igrejas e cristãos individuais para expressarem e compartilharem sua fé
– Ajudem as pessoas e comunidades carentes a encontrarem-se com Deus através da Bíblia
– Conectem pessoas com as palavras de vida da Bíblia, em seu próprio idioma, cultura e experiências do dia-a-dia, para que vidas sejam transformadas.

Ações desenvolvidas
– Pesquisa, produz e publica recursos bíblicos que beneficiam grupos específicos, como crianças, adolescentes, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
– Promove reflexão sobre realidade e identidade, trazendo mudanças no padrão de relacionamento e comportamento e possível reversão de situação de vulnerabilidade psicossocial, através de uma metodologia específica psicopedagógica.
– Promove a defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, por meio de oficinas, palestras, artigos, e assento no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
– Equipa igrejas e organizações que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com recursos bíblicos.
– Capacita educadores (trabalhadores sociais, professores, psicólogos, assistentes sociais, líderes religiosos etc.) para o uso da metodologia do Projeto Calçada.
– Incentiva o acompanhamento, por parte dos parceiros, às crianças, adolescentes e jovens aconselhados, oferecendo às igrejas locais oportunidade de realizarem o discipulado cristão.
– Capacita multiplicadores para a expansão da metodologia.
– Promove e participa de ações de redes locais e nacionais, sobretudo, na temática da criança e do adolescente.

O Projeto Calçada no Brasil está em plena atividade em 15 estados: 3 no Norte, 7 no Nordeste, 3 no Sudeste e 2 no Sul.

Além do Brasil, o Projeto Calçada atua também nos seguintes continentes:
América Sul/Central – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Venezuela
América do Norte – México
África – Congo, Moçambique, Quênia, Tanzânia, Uganda e Zimbábue
Ásia – Índia e Indonésia
Europa – Portugal

Projeto Calçada – Lifewords
Rua José Higino, 461, Casa 13, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
RJ, 20510-412, Brasil
(21) 3238-2480
Contato: contato@projetocalcada.org.br
Site: www.projetocalcada.org.br
Facebook: facebook.com/ProjetoCalcadaLifewords
Instagram: instagram.com/projetocalcada

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim