Medindo mudanças

Medindo mudanças

Quais são as características da transformação? Podemos realmente medir as mudanças alcançadas? Essas e outras perguntas serão abordadas na Consulta Global da Rede Miqueias que vai acontecer em setembro, entre os dias 10 a 14 em Manila, Filipinas.

Ao redor do mundo, 126 países dizem que a maioria da sua população é cristã. Entre eles:

  • República Democrática do Congo – 95%
  • México – 93%
  • Colômbia – 92%
  • Brasil – 91%
  • Uganda – 88%
  • Venezuela – 88%
  • Quênia – 85%
  • Filipinas – 85%
  • EUA – 71%
  • Nigéria – 53%

Se medíssemos as mudanças apenas em termos numéricos, ficaríamos muito animados, mas se conversássemos com os líderes cristãos dos países acima, uma preocupação em comum seria sempre citada: o pouco discipulado. Por quê? Porque os frutos de uma vida transformada não costumam estar presentes. (1 Coríntios 3:1-3).

Como podemos medir o nível de compromisso dos cristãos com o Cristianismo?

Já ouvi pessoas dizerem: “Ele é um cristão devoto” ou “Ele é um cristão praticante”. Pensei sobre quais evidências essas pessoas devem utilizar para chegar a uma conclusão como essa. Devoto significa ter ou demonstrar um profundo sentimento ou compromisso religioso, estar completamente comprometido com uma causa ou crença. Praticante significa ativamente buscar ou envolver-se com determinada profissão, ocupação ou forma de vida.

Como a Bíblia descreve uma pessoa comprometida com Cristo? A expressão mais frequente é que “a pessoa está em Cristo”, o que significa que seu relacionamento com Cristo gera e transforma vidas. O que significa ter um relacionamento com Cristo?

Um aspecto essencial para que permaneçamos em relacionamento é conhecer quem é Jesus Cristo. A Bíblia está repleta de descrições que nos ajudam a conhecê-Lo:

  • Criador e redentor de todas as coisas nos Céus e na Terra
  • Imagem visível e representação exata de Deus
  • Cabeça da Igreja (Seu corpo, Sua noiva)
  • Salvador e aquele que traz a paz (reconciliador de todas as coisas)
  • Rei dos reis, Senhor dos senhores – Senhor de todos e de tudo

Quando refletimos sobre a incrível verdade de quem Jesus Cristo é e sobre a importância de permanecermos relacionados com Ele, nosso coração começa a bater mais rápido. De repente, passamos a perceber que é extremamente importante permanecer em Cristo. Quanto mais compreendemos isso, mais capazes somos de ser a imagem de Deus e a nossa resposta a Ele muda. Nós O tememos e, de todo o nosso coração, desejamos segui-Lo e obedecê-Lo, ficando tão animados que nos convencemos em compartilhar isso com aqueles que estão ao nosso redor. Da mesma maneira, quanto mais limitada for a nossa visão e compreensão de quem Jesus Cristo é, mais superficial será o nosso Cristianismo, e menor será o nosso desejo de servi-Lo, compartilhar Sua mensagem e obedecê-Lo.

Continuemos a buscar a Cristo e a conhecê-Lo mais profundamente.

Nós o proclamamos (explicamos, anunciamos, indicamos clara e publicamente), advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito (em um relacionamento profundo) em Cristo. Colossenses 1:28

A Missão Integral é vivenciada ao permanecermos em Cristo, o que influencia nossas ações e palavras, para que possamos ver e ser sinais de mudança e transformação. Medir mudanças requer que, de uma maneira intensa e com toda a nossa força, compartilhemos juntos, aprendamos juntos e proclamemos juntos quem é Jesus Cristo e o que estas Boas Novas significam para todos. A Consulta Global Miqueias é um exemplo de plataforma que possibilita isso. Esperamos vê-lo na Consulta.

Lembre-se desta verdade: Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós. Efésios 3:20

Sheryl Haw

Diretora Internacional Miqueias Global

Extraído do Boletim Mensal da Miqueias Global

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim