O nosso ano iniciou com o Encontro de Filiadas em São Paulo. Foram 28 organizações representadas pelos 42 participantes que se encontraram no Instituto Salesiano PIO XI, entre os dias 04 e 06 de Abril. Oseas Heckert esteve presente trazendo uma profunda reflexão baseada no livro “Mission Drift”.
Tércio Freire, secretário executivo em exercício até dezembro de 2024, afirma que ali tivemos decisões muito importantes que trouxeram mudanças práticas para o dia a dia de RENAS. Algumas delas são:
- Realinhamento da coordenação com a entrada de Jorge dos Santos (Renas Aracaju), Carolina Chueire (Irmandade Betânia e REPAS), e Alexandre Gonçalves (CLAVES Brasil) para voltar à prática da rotatividade na liderança em rede. A coordenação atual está composta da seguinte forma: Patrick Reason (ECD), Wilma Rodrigues (RENAS Amazonas) e Kenia Sales (Exército de Salvação), e os suplentes Carol Chueire, Jorge e Alexandre Gonçalves.
- Na secretaria executiva foi criado um grupo de trabalho mais descentralizado com a participação de Charles Renner como ponto de apoio da ECD para os trâmites financeiros, Elsie Gilbert e Priscila Assis (Rede Mãos Dadas) na comunicação e logística de eventos. Tércio Freire atuou como secretário executivo responsável pelos relacionamentos com as instituições filiadas até dezembro de 2024.
- Nesta reunião de filiadas foi acatado o desejo de abrir o nosso coletivo para a filiação de indivíduos. A decisão foi tomada na intenção de trazer a participação de pessoas que não são colaboradores diretos de nenhuma das organizações filiadas, mas que ainda assim querem fazer parte da rede.
A partir daí, RENAS caminhou com os esforços focados no Encontro Nacional, realizado em Aracaju.
Encontro Nacional em Aracaju – A Igreja e a Praça: Servindo com Jesus
O Encontro Nacional de RENAS aconteceu em Aracaju, SE, de 27 a 29 de Setembro, nas dependências da Igreja Presbiteriana Independente, na Avenida Simeão Sobral. O tema surgiu das preocupações que movem as 29 organizações filiadas e as dez redes regionais e temáticas da Rede Evangélica Nacional de Ação Social a empreenderem esforços comuns.
Tivemos 133 participantes, de 11 estados diferentes, representando 28 organizações e 13 Igrejas.
“Depois de alguns anos de espera, aconteceu o tão sonhado Encontro Nacional da RENAS em Aracaju, cujo tema foi: A Igreja e a Praça, servindo com Jesus. Tivemos mais de 130 participantes, sendo a maioria de Sergipe, além de diversos estados do Brasil, desde o Amazonas até o Paraná. Foram momentos de comunhão e renovação da Esperança, pois o tema a Igreja e a praça nos encorajou e nos desafiou a pensar e agir em direção aos espaços públicos e comunitários (PRAÇA) onde a Igreja precisa dialogar e testemunhar o verdadeiro amor de Deus por meio de ações que contribuam para promover transformações”, compartilhou o pastor Jorge dos Santos.
Ele compartilhou um testemunho muito especial, fruto do encontro:
“Tivemos um relato em que uma das participantes, alguns dias logo após o Encontro, tendo ainda o tema em mente, passou por uma comunidade e pode ver uma praça arrumada e decidiu entrar naquela comunidade e viu que tinha uma liderança comunitária muito atuante e foi dialogar com a liderança local e firmou uma parceria que está promovendo atividades de esportivas para a comunidade em parceria com uma escola pública e uma empresa, trazendo benefícios significativos para aquela comunidade que fica localizada perto do aeroporto de Aracaju.”
Jorge ainda afirma que o encontro pôde viabilizar que a organização Médicos de Cristo criasse um núcleo em Sergipe, onde o Dr. Sidney assumiu a liderança do grupo local.
Charles Renner, atual Secretário Exectivo compartilha:
“No domingo de manhã tivemos mais uma vivência marcante, pois todos os participantes do evento se deslocaram até uma praça próxima a igreja, onde foi distribuído café da manhã para os lavadores de carros (aquela praça tinha se tornado um lavacar, pois vários homens buscavam seu sustento lavando os carros) e distribuímos rosas para as pessoas que entravam no cemitério que ficava na frente da praça. Depois desse momento de partilha, nos reunimos no meio da praça para plantar uma árvore e uma rosa, demonstrando simbolicamente nosso compromisso com a natureza e com a praça. Nesse momento nos demos as mãos como um símbolo de unidade e começamos a cantar cantigas de roda como “Como pode o peixe vivo viver fora da água fria…” e outras músicas… Cantávamos, recordávamos e nos alegrávamos na praça, como um ato profético de que todas as praças de nosso país se tornem espaços saudáveis de convivência, fortalecimento de vínculos, cuidado e de alegria…”
Já Tânia Wutzki destaca:
“Já fazem vários meses que nos encontramos em Aracaju/SE como Rede Evangélica Nacional de Ação Social – RENAS. Foram dias intensos de comunhão e partilha com as mais de 130 pessoas que se reuniram na igreja presbiteriana independente. Quando lembro daqueles dias, o que mais me vem à mente e coração, é o sentimento de pertença, mesmo sendo de cidades, igrejas e organizações sociais diferentes, as vezes , muito diferentes! Ser parte da rede e poder compartilhar diferentes maneiras de estar, e ser parte da missão de Deus no mundo, que concretamente se dá onde estamos, é algo que aprendi nesta caminhada e que marca profundamente a minha vida. Desejo que todos os irmãos e irmãs que doam suas vidas na diaconia em suas igrejas e /ou projetos sociais, e que nem sempre são entendidos em seu chamado, tenham a oportunidade de na comunhão, sentirem-se acolhidos e expressões do reino de Deus, o que de fato, somos!!
Depois do Encontro
- GT de Políticas Públicas foi retomado após o Encontro Nacional e logo em seguida surgiu a demanda da representação continuada de RENAS no CONSEA, Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Para garantir a cadeira neste conselho foi feito um esforço, a muitas mãos, de qualificação e materialização de RENAS como rede, ou seja, como provar que RENAS é uma rede e que funciona como tal.
“Para mim esse é um motivo de grande orgulho, foi um trabalho em equipe grandiosíssimo. Foi muito desafiador porque exigiu que a RENAS pudesse se provar como Rede. E como nosso trabalho acontece de forma muito orgânica e dinâmica, foi um grande esforço poder reunir documentos, história, elementos que pudessem dar corpo físico a essa rede de organizações que é viva e eficaz”, explica Tércio.
RENAS destacou Tania Wutzki e Daniela Frozi para nos representar no CONSEA.
Esse esforço foi uma retomada muito importante para que RENAS possa continuar demarcando seu território enquanto rede de organizações em outros espaços. RENAS entende que parte da sua missão é ser suporte e fortalecer os conselheiros que participam da rede para incidir no município.
“Eu amo o município. Tenho uma longa história com o município. As pessoas, igrejas, organizações, todas elas estão em um território e esse território está no município. Por isso é um grande desafio”, afirma Tércio.
- Realizamos três lives com o conteúdo de três das várias oficinas promovidas no encontro em Aracaju. Participaram das “Ressonâncias Pós Encontro” Stanley Marques, falando sobre Espaços seguros para crianças e adolescentes, Charles Renner, falando sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitária e Silvia Kivitz, sobre Voluntariado.
Foram encontros especiais para reverberar aquilo que refletimos e multiplicamos em Aracaju.
Foi um ano abençoado e abençoador! Se você esteve conosco, compartilhe o que foi mais especial para você ao longo do ano de 2024.
E esperamos encontrar você em 2025 também. Nosso próximo encontro de Filiadas RENAS já está marcado!
Clique aqui e inscreva-se!