O primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras está com inscrições abertas até o dia 16 de março. O objetivo é estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor brasileiro. O programa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), empresa pública vinculada ao ministério, e a prefeitura de São Paulo.
O edital será executado pela Finep, que vai selecionar até 20 startups lideradas por mulheres para receberem um programa de aceleração durante 30 dias, após o qual serão selecionadas até 5 startups para recebimento de uma premiação de R$ 100 mil cada. Antes disso, o programa contará com um evento imersivo, a ser realizado no dia 12 de março, com conteúdo relacionado ao empreendedorismo feminino apresentado por palestrantes, executivas e especialistas no tema.
De acordo com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, o ministério possui diversos programas de apoio ao empreendedorismo inovador, segmentados por temas, estágios de desenvolvimento de negócio e demanda de capital. “O programa mulheres inovadoras segue essa lógica, oferece oportunidades voltadas especificamente a mulheres que desejam empreender e promove a diversidade no ecossistema brasileiro de startups”.
Podem se candidatar à seleção as empresas brasileiras – ou seja, com sede no Brasil e instituídas conforme a legislação nacional – que atendam aos requisitos detalhados no edital. O programa contará, ainda, com o apoio de parcerias engajadas em alavancar a participação feminina no empreendedorismo, como Sebrae Nacional e Rede Mulher Empreendedora (RME).
Prazos
As inscrições estão abertas até 16 de março. A seleção será feita em duas etapas (1- Elegibilidade e Plano de Negócios; 2- Aceleração, Relatório Técnico Final e Banca Avaliadora Presencial) e o resultado final, após recursos, está previsto para o dia 17 de julho de 2020.
Confira o edital.