Exército da Salvação pela proteção à criança, de Norte à Sul do Brasil

Exército da Salvação pela proteção à criança, de Norte à Sul do Brasil


Esta é a primeira parte do Relatório de Boas Práticas – Maio Laranja RENAS. Durante o mês de maio, igrejas, organizações sociais e instituições cristãs filiadas à RENAS se uniram nacionalmente em torno do Maio Laranja, campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais de 80% da rede realizou ações de conscientização sobre o tema.

Durante o Maio Laranja de 2025, o Exército da Salvação promoveu uma mobilização nacional em defesa de crianças e adolescentes, com o tema: “Proteger é um dever, ser protegido é um direito – Vida Plena para todas as Crianças e Adolescentes”. Integrando a Campanha do 18 de Maio com o 29º Mutirão Mundial de Oração, igrejas (denominados como Corpo pelo Exército da Salvação) e suas unidades sociais realizaram um percurso com oficinas, orações, ações de rua, teatro e formações. Essa jornada reafirmou a missão bíblica de cuidado com os pequenos, como nos ensina Jesus em Mateus 18:14: “O Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.”

Foram enviados materiais como a Revista Rumo, faixas, panfletos, balões, fitas e roteiros pedagógicos, permitindo que as ações fossem adaptadas à realidade de cada território. Abaixo, destacamos as boas práticas por região:

Região Nordeste

Recife (PE):

  • Aplicação do percurso no CCI Torre com oficinas de autoproteção e ações de incidência política. Adolescentes participaram da audiência pública na ALEPE e da caminhada da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, demonstrando consciência cidadã.
  • Na EBD, o percurso incluiu palestras com psicólogos da Faculdade Estácio e atividades lúdicas com professores, abordando bullying e prevenção ao abuso.
  • Na Torre a campanha que combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes realizou atividades de autoproteção utilizando a metodologia CLAVES. Os adolescentes foram às ruas para divulgar informações pertinentes à causa com balões, cartazes, panfletos, música e muita informação.

João Pessoa (PB):

  • O material “Semáforo da Prevenção” foi trabalhado com crianças em atividades práticas, incentivando a nomeação de sentimentos e limites do corpo.

Bahia (BA):

  • Unidades Sociais participaram do percurso com oficinas e materiais de conscientização, integrando comunidades e igrejas locais.

Região Sudeste

Rio de Janeiro (RJ) – Morro da Divinéia, bairro Bambuí:

  • O Projeto Integração aplicou as etapas do percurso em oficinas práticas com crianças e famílias. Também realizou uma ação social com parceiros da rede de proteção, utilizando panfletos, jogos e dinâmicas da metodologia CLAVES.

Campinas (SP):

  • A unidade social local realizou atividades externas com crianças e pais usando o roteiro do percurso, além de incluir músicas e dinâmicas em grupos pequenos.

Minas Gerais (MG):

  • O percurso foi incorporado às ações da EBD e projetos com adolescentes em Carmo do Rio Claro e Primeiro de Maio, com forte ênfase na intercessão e leitura bíblica contextualizada.

Região Sul

Pelotas (RS):

  • A peça “Florzinha Lili” foi apresentada em escolas, integrando teatro e contação de histórias do percurso. Também participaram de audiência pública, aplicando os princípios do eixo “pertencimento e escuta protegida”.

Uruguaiana, Santa Maria e Quaraí (RS):

  • Unidades sociais mobilizaram crianças e jovens em caminhadas, atividades públicas e estudos bíblicos temáticos, reforçando o eixo da participação ativa.

Joinville (SC):

  • O percurso foi adaptado para um público ampliado (idosos, imigrantes, refugiados), com oficinas de fortalecimento comunitário e refeições compartilhadas, incluindo momentos de oração.

Região Centro-Oeste

Brasília (DF):

  • O percurso foi aplicado em 14 turmas da Escola Classe 206 por meio de oficinas CLAVES. Também houve teatro educativo nas escolas da região e participação do grupo Desperta Débora em intercessão pelas crianças vulneráveis.

Downloads

Mapa Percurso 2025

Revista RUMO

Materiais

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim