Espiritualidade deve ser abordada em consultórios médicos.

A orientação, inédita em todo o mundo, é da Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicada na Diretriz de Prevenção Cardiovascular 2019 que teve como base mais de 100 estudos que comprovam os benefícios da espiritualidade para a saúde mental e física dos pacientes.

A espiritualidade é uma questão essencial para a maioria das pessoas: cerca de 80% da população mundial está ligada a alguma religião ou acredita em um poder superior. No Brasil, 86,7% dos brasileiros se denominam cristãos.

Os médicos são orientados a abordar a espiritualidade dentro dos consultórios, como medida de prevenção e no tratamento de doenças, já que as evidências científicas mostraram que níveis elevados de espiritualidade estão associados a menores prevalências de tabagismo, menor consumo de álcool, sedentarismo/atividade física, melhor adesão nutricional e farmacológica nas dislipidemias, hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

De acordo com a Diretriz de Prevenção Cardiovascular da SBC, “é fundamental buscar entender as crenças do paciente, identificar aspectos que interferem nos cuidados de saúde, avaliar a força espiritual individual, familiar ou social que lhe permitirá enfrentar a doença, oferecer empatia e apoio, ajudá-lo a encontrar aceitação da doença e identificar situações de conflito ou sofrimento espiritual que exigirão avaliação por um profissional capacitado. Nessa avaliação, torna-se fundamental detectar sentimentos negativos que possam contribuir com o adoecimento ou agravamento do mesmo tais como mágoa, ressentimento, falta de perdão, ingratidão, entre outros.”

O documento ainda ressalta o perdão, a gratidão e a resiliência como fatores que melhoram a vida e bem estar do paciente, tanto na prevenção, como durante o tratamento.

“O profissional da saúde deve mostrar-se sensível e acolhedor para com as crenças e práticas religiosas. Havendo sentimentos negativos, conflitos ou necessidades espirituais, o profissional deve solicitar a participação de indivíduo treinado na área ou de membro da comunidade do paciente, de forma a lidar adequadamente com essas questões.”

Diante de tal orientação, os profissionais necessitam buscar aprimoramento para abordar a espiritualidade aplicada à prática clínica. Médicos de Cristo em parceria com a equipe do HCFI (Health Christian Fellowship International), realiza no Brasil o Treinamento Saline e Formação de Treinadores: Abordando a Espiritualidade com seu paciente. O Saline é um treinamento de espiritualidade aplicada à prática clínica, com enfoque cristão para estudantes e profissionais da área da saúde, professores e pessoas ligadas de alguma maneira a saúde que entendam o seu chamado de trazer alívio integral aos pacientes e desejam ser sal e luz para estes.

Confira a agenda de cursos para o treinamento e a formação de treinadores.

07 a 10 de novembro, no Hospital Evangélico Mackenzie.

15 a 17 de novembro, no Centro Presbiteriano Beneficente.

30 de novembro | Hospital Belo Horizonte, Centro de Estudos – 1º andar.

 

Fontes: Diretriz de Prevenção Cardiovascular, VEJA e BANDNEWS

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim