Entrevista com a Missão ALEF sobre eventos em parceria: Congresso e Encontro RENAS

Nosso Encontro Nacional vai acontecer entre os dias 18 a 20 de outubro, em Natal em conjunto com o Congresso ALEF para Pastores e Líderes. E, para te motivar a participar,convidamos Leandro Silva, presidente e missionário da Missão ALEF para falar um pouco dessa grande parceria.

RENAS – “Venha o Teu Reino – Uma igreja para hoje” é o tema do Congresso e do 11º Encontro Nacional da RENAS. O que a ALEF almeja atingir com esta reflexão?

ALEF – Em resposta ao pedido de um grupo de discípulos para ensinar-lhes a orar, o Senhor Jesus orientou-os a clamar “venha o teu reino, seja feita a sua vontade assim na terra como no céu”, uma oração missional que requer de quem ora uma resposta de engajamento. Por meio deste tema, queremos enfatizar que o testemunho dos discípulos de Jesus por meio da proclamação e do serviço em cidades e comunidades marcadas pela injustiça, violência, enormes bolsões de pobreza, materialismo, secularismo, entre outros desafios, deve ser caracterizado por esse ardoroso anseio para que seja feita a vontade de Deus na vida de pessoas e comunidades “assim na terra como no céu”, e isso inclui uma atuação missional abrangente, que visa promover transformação espiritual, social, econômica e cultural. Por isso, a necessidade de “uma igreja para hoje”, ou seja: uma igreja profundamente imersa em seu próprio contexto e que responda aos desafios de sua comunidade.

RENAS – Quais as principais temáticas a serem abordadas este ano?

ALEF – Teremos a oportunidade de nos aprofundar em uma reflexão eclesiológica e missional sobre o reino de Deus e o papel da igreja local e das organizações cristãs no contexto atual. Além dos temas de eclesiologia e missiologia, os participantes terão a oportunidade de serem equipados em temas como: “Liderança e Espiritualidade”; “Gestão Missional e Estratégica”; “Mobilização de Recursos”; “Indicadores de Impacto Social”; “Cuidando dos Cuidadores”; “Mobilização da Igreja e da Comunidade”; entre outros. Serão 10 oficinas e trilhas, além das plenárias, painéis, relatos de boas práticas, etc.

RENAS – Qual o diferencial deste congresso para os anteriores?

ALEF – A parceria com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social. Quem participar do congresso este ano, na verdade estará tendo a oportunidade de participar de dois encontros em um só. A experiência da ALEF em prover conteúdo profundo e prático para as igrejas locais se soma a toda a experiência e boas práticas da RENAS em prover ferramentas e tecnologia social para organizações cristãs. Além disso, teremos muitas novidades em termos de metodologia e recursos e uma oportunidade muito mais ampla de conexões e aprendizagem entre igrejas e organizações sociais evangélicas de referência. Certamente, tudo isso faz deste congresso um marco muito importante para o nosso movimento.

RENAS – Como a rede contribui para a programação?

ALEF – A parceria com a RENAS nos proporcionou ampliar consideravelmente o leque de temas e abordagens, especialmente nas trilhas, oficinas e painéis, mas também fortalecer e aprimorar nossa metodologia e oportunidades de conexões ministeriais para os participantes. Além disso, cremos que a aproximação mais intensa entre igrejas locais e organizações sociais cristãs será outra área muito fortalecida através desta parceria com a RENAS.

RENAS – Como a ALEF enxerga a parceria com a RENAS para a realização deste evento?

ALEF – Sem dúvida é uma demonstração prática de cooperação que está proporcionando uma oportunidade única de aprendizagem para pastores e líderes, seja de igrejas locais ou de organizações cristãs, mas também para profissionais cristãos e jovens que desejam refletir sobre sua vocação no reino de Deus. Por meio desta parceria, a reflexão teológica e missional profunda se soma a inúmeras oportunidades de formação técnica e inspiração prática que certamente fortalecerão muito os ministérios de cada um dos participantes do congresso. Estamos muito encorajados por meio dos frutos desta parceria.

RENAS – O que esperar do time de palestrantes?
ALEF – Muito conteúdo bíblico, teológico. inspiração e recursos práticos para igrejas e organizações. Nosso convidado internacional é o Dr. Howard Snyder, um dos preletores do congresso de Lausanne de 1974 e autor do livro “A Comunidade do Rei” – a melhor obra de eclesiologia na opinião do Dr. René Padilla. Snyder é uma voz muito importante quanto a renovação da igreja e sua missão no mundo e será uma oportunidade especial de ouvi-lo. O time de preletores nacionais está realmente incrível, com nomes como Ricardo Barbosa, Valdir Steuernagel, Carlos Queiroz, Leonara Ceribelli, Gustavo Nicolini, Bebeto Araújo, Silvia Kivitz, e muito mais gente boa!

Para participar do 11º Encontro Nacional RENAS e do Congresso ALEF para Pastores e Líderes, acesse www.missaoalef.org/congresso e faça a sua inscrição.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim