Dezenas de cristãos participaram, no último final de semana, do 2º Encontro da Rede Evangélica Nacional de Ação Social – Sergipe (RENAS-SE), que aconteceu no templo da Igreja Presbiteriana 12 de Agosto, em Aracaju. Na oportunidade, os participantes aprofundaram a discussão sobre os desafios e perspectivas para o cumprimento da missão social da igreja cristã na atualidade.
Com o tema “Reino de Deus – uma construção há muitas mãos”, o encontro propôs a reflexão sobre a verdadeira essência do plano traçado por Deus para o homem e a necessidade de resgate dos valores cristãos da justiça e dignidade humana.
“A bíblia é clara que a fé em Jesus só pode ser praticada em ações concretas. A igreja se enclausurou dentro do templo de maneira que ela passa a usar um arranjo religioso como a prática de operação da fé, quando a bíblia orienta que essa fé tem que ser vivida no mundo, na dor do povo, no amor pelo povo”, diz o pastor José Marcos Silva, palestrante do Encontro.
A programação também permitiu conhecer trabalhos que já estão sendo desenvolvidos em Sergipe, com resultados expressivos, a exemplo do PEPE que beneficia cerca de 300 crianças com alfabetização em 12 municípios, e o Cantinho do Céu, uma projeto coordenado pelo missionário alemão Thomas Zettler, no bairro Santa Maria, na Zona Sul da capital sergipana, desde 2012.
O coordenador da RENAS-SE, Jorge dos Santos, enfatiza que este foi um passo importante na mobilização de mais parceiros que, agora, poderão disseminar o que aprenderam em suas comunidades. “Esse é o pontapé inicial. Agora, cada liderança deve estimular os seus grupos a se comprometer com a construção do Reino de Deus, cujas bases são justiça, paz e alegria no Espírito Santo”, afirma.
RENAS reuniu representantes de 13 igrejas evangélicas e sete instituições que, além das palestras, participaram de momentos de louvor e comunhão sob a condução do cantor alagoano Roberto Diamanso, e ainda oficinas de capacitação sobre dependência química, violência contra criança e adolescentes e formação do ministério social.
Autor: Will Rodrigues, voluntário de assessoria de imprensa RENAS-SE.