Encontro Nacional

Faça sua inscrição gratuita

Esperança que resiste”

Este é o tema do Encontro RENAS deste ano. Ele diz muito sobre a realidade atual das organizações e redes que formam a Rede Evangélica Nacional de Ação Social.

 

Nós – participantes de RENAS – vivemos e nos movimentamos neste mundo como aqueles que têm esperança e como testemunhas do Deus da Esperança. Anunciadores da Esperança, seguimos no dia a dia com nossas vidas e nosso ministério/serviço, em unidade, atuando em diferentes lugares e em contextos, os mais diversos.

 

Parece haver certo consenso de que nunca fomos tão globalmente consternados. Diante do cenário devastador das ‘pandemias’ decorrentes da Covid-19 – luto, fome, desemprego, falência, solidão, depressão, aumento da pobreza e da desigualdade, insegurança, violência – e do cenário político e econômico do Brasil, o desalento é uma reação natural e até necessária. Indiferença ou insensibilidade não são estados de espírito permitidos para os seguidores de Jesus numa situação como esta.

 

Não somos “super”. Este contexto desolador nos atinge pessoalmente e às nossas organizações. E a nossa esperança parece arrefecer quando nos damos conta de realidades onde a justiça parece estar insistentemente ausente. O compromisso de cuidar dos outros se torna um fardo pesado frente ao cansaço e aos muitos obstáculos do caminho. Nossas energias e nosso ânimo se esgotam quando não vemos resultados dos nossos esforços.

 

Ainda assim,  nós perseveramos na Esperança. Ela resiste porque é do tipo “Ainda que…”; ela não está baseada nas circunstâncias. Está ancorada em Deus: “Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” Rm 5.2-5

 

É a Esperança que alimenta o serviço, o cuidado mútuo [e o autocuidado] e a oração.

 

No sábado, dia 27/11/2021, estaremos juntos para celebrar: a Esperança que resiste, o serviço que resiste, o cuidado que resiste e a oração que resiste.

 

GT Encontro Renas

 

 

Confira nossa programação - Dia 27/11/2021

Faça sua inscrição gratuita

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim