Eles querem mais! O nascimento de RENAS Jovem

Eles querem mais! O nascimento de RENAS Jovem

Ir às ruas, abordar brasileiros e estrangeiros, defender seus direitos… Não foi o bastante para saciar o desejo de uma galera que vem fazendo diferença em RENAS. Depois de participarem da Campanha Bola na Rede – Um gol contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, o envolvimento de adolescentes e jovens aumentou em nossa rede.

Prova disso, são os adolescentes do Rio de Janeiro. Eles querem mais!

“E agora? A campanha acabou, não tem nada para nós participarmos?” , foi a pergunta feita por vários adolescentes. Observando isso, os integrantes da rede convidaram três adolescentes para participarem de uma conversa, durante a reunião periódica de RENAS Rio, que aconteceu dia 08 de maio. Eles foram desafiados a serem motivadores de outros jovens, continuando com o papel de protagonistas.

“É uma causa nossa (sobre a proteção de crianças e adolescentes), mas nós não estamos sendo protagonistas. Vocês (RENAS), lutam por nós, mas nós, como adolescentes, precisamos fazer isso também.” – declararam Sheila, 18 anos e Miguel, 14 anos – estudantes e participantes do CADI Maré e da Campanha Bola na Rede.

Os facilitadores de RENAS Rio esclareceram que esta demanda surgiu da necessidade de empoderar, “dar voz” aos adolescentes. “Essa é uma solicitação que já vem sido feita pelos próprios adolescentes que se engajaram e participaram ativamente da Campanha BNR durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.”

Eles desejam se envolver em diversas frentes da sociedade. Nathalia, de 17 anos, participou em 2016 do Movimento Candelária Nunca Mais. Um memorial a chacina da Candelária que dizimou adolescentes e jovens na cidade maravilhosa.

“Os adolescentes precisam entender que aquilo (a chacina da Candelária) aconteceu com outros adolescentes, mas poderia ter sido com você, e isso (a violência) te afeta diretamente. É entender e lutar pela causa dos adolescentes.” – disse a adolescente, que é estudante e estagiária no Projeto Calçada.

Diante dessa sede por empoderamento e ação, foi encaminhada a proposta de RENAS Jovem ou Teen. O nome ainda está em definição.

Nathalia, Sheila e Miguel já estão sendo inseridos no GT Fóruns. Além da proposta da organização de um Fórum sobre a Maioridade Penal, para julho desde ano e a participação de RENAS Rio, empoderando adolescentes e jovens no Movimento Candelária Nunca Mais, do dia 23 de julho, quando será realizada uma passeata.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim