Economia restauradora de povos e natureza


Entre os dias 17 e 18 de março, RENAS estava representada por várias organizações e parceiros no encontro Economia Restauradora, que aconteceu em Belo Horizonte, com a presença de representantes da Aliança Evangélica.

Cerca de 30 convidados da Tearfund, organização parceira RENAS, o evento contou com a  participação de estudiosos, teólogos e professores. Além do relato de práticas atuais, o houve a discussão sobre o âmbito da economia global e os impasses para os avanços.

“Apesar dos evidentes avanços na melhoria de vida de muitas pessoas, as tecnologias estão permitindo que a humanidade consiga extrair da natureza mais do que ela consegue repor, e as riquezas geradas não estão beneficiando todas as pessoas, causando pobreza e miséria em várias partes do mundo. Este quadro pode ocasionar um futuro sombrio para a humanidade e o planeta, e para evitá-lo precisamos nos entender como colaboradores do criador, que nos delegou a tarefa de cuidar e cultivar este jardim que é o nosso planeta. Perceber-se como co-criadores e cuidadores e não somente como exploradores será essencial para mudar o comportamento destrutivo da humanidade.” – declarou Gerhard Fuchs, empresário e membro da equipe executiva da Aliança Evangélica.

Com a presença de líderes indígenas, os participantes puderam abordar questões de princípios econômicos bíblicos sob a ótica de mundo e da natureza vivenciados por eles.

“Perceber que Deus não abandonou seu propósito original e preservou a vida nas piores condições, pode nos levar a traçar uma linha histórica que percebe o nosso futuro como um novo céu é uma nova terra, e nosso papel como administradores e co-criadores neste futuro.” – esclareceu Fuchs.

Do encontro, ficam alguns pontos que demandam atenção e reflexão de todos, como a possibilidade de uma vida mais simples, em produção, geração e uso dos recursos.

Como fruto, os participantes elaboraram vários documentos, que serão compartilhados em outros encontros da temática, desenvolvidos pela Tearfund ao redor do mundo.

Visite o site http://tearfundbrasil.org/ e tenha acesso.

Fonte: Aliança Evangélica

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim