Conversa sobre envelhecimento, terminalidade e cuidado a familiares

Conversa sobre envelhecimento, terminalidade e cuidado a familiares

Acontece no dia 03 de setembro, em Campinas (SP), uma conversa sobre envelhecimento, terminalidade e cuidado a familiares. Participam profissionais experientes em capelania hospitalar, políticas públicas da saúde, terapia familiar e cuidado pastoral.
O evento é promovido pelo Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) e é voltado para psicólogos, médicos, pastores, capelãs, cuidadores e familiares de idosos.
Um dos convidados é a capelã do Hospital do Câncer da Universidade da Florida (EUA), Eleni Klassen, que contará experiências com pacientes terminais de várias faixas etárias, e não apenas de idosos. Ela discorrerá sobre as fases do processo terminal e ajuda as famílias antes e depois da morte do ente querido. Também tecerá considerações sobre perdas e o processo do luto das famílias e sobre dor e sofrimento espiritual/emocional (entrelaçamentos com a dor física do paciente terminal).
Confira a seguir mais informações sobre os participantes:

Eleni Klassen
Atualmente é capelã do Hospital do câncer da Universidade da Florida em Orlando, Florida, EUA. Trabalhou como capelã do Hospice of the Comforter, na grande Orlando durante 5 anos. È formada pelo Seminário Teológico de Princeton, New Jersey, EUA. Tem certificação em capelania pelo Clinical Pastoral Education (CPE) no Tampa General Hospital, Tampa, Florida. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (SP). Nos últimos 10 anos tem realizado pesquisas nas áreas de Hospice e Cuidados Paliativos, Dor /Sofrimento Espiritual dos pacientes com câncer.

Prof. Ms Eli Ikuta. Enfermagem USP (1985), Enfermagem em Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública da USP (1986), estágio de Saúde Pública, realizado no Centro de Saúde Yamaguchi (Japão-1987). Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Atualmente docente nas Faculdades Metropolitanas Unidas nas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Saúde Coletiva I e II e Integração de Competências Profissionais II. Será reatora trazendo contribuições sobre contexto japonês de cuidados a idosos.

João Silvio Rocha
Capelão do HC Unicamp, pastor da Igreja Nazareno. Ele dará uma palavra sobre Assistência Espiritual a Pacientes e Familiares.

Ageu Heringer Lisboa (coordenador da conversa)
Psicólogo, terapeuta familiar, docente da EIRENE do Brasil. Ageu vai contribuir com o tema: “A última palavra da vida: envelhecer e morrer com dignidade e sentido”.

SERVIÇO:
Falas e trocas sobre envelhecimento, terminalidade e cuidado a familiares
Data: 03 de setembro de 2016
Hora: das 16h às 18h30
Local: STBI – Rua José Lins do Rego, 65. Esq. com Av. Pe A. Garret.  Ref:  Alto do Taquaral. Campinas (SP)
Inscrição: Contribuição sugerida: R$40,00 (profissionais) e R$20,00 (estudantes). Envie seus dados e de seu grupo de trabalho via e-mail:  margarete.bonuccelli@gmail.com  / Telefone (19) 98115-3780

Atenção! Material sobre desejos e direitos do paciente exclusivo para inscritos confirmados.
Promoção: Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – 40 anos – www.cppc.org.br
Apoio: Capelania Hospitalar do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim