Bola na Rede entra em fase decisiva na luta contra a exploração sexual de crianças

A segunda fase da campanha Bola na Rede está chegando ao seu momento decisivo. Faltando pouco menos de três meses para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a coordenação da campanha da RENAS intensifica as ações e a mobilização de voluntários, igrejas e organizações sociais contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a coordenadora geral Gisele Kallaur, as próximas ações específicas fazem parte do esforço de mobilização e treinamento iniciado em abril de 2015, logo após o término da fase 1 da campanha. “Já realizamos sete oficinas de capacitação, mobilizamos 40 igrejas, nove organizações e 290 pessoas. Quase 1.300 pessoas foram alcançadas por nossas ações”, diz ela. A expectativa é alcançar 10 mil pessoas nos 17 dias de duração dos Jogos Olímpicos. Os voluntários virão das igrejas e organizações parceiras.

Na prática, a equipe visita igrejas e organizações, divulga a causa da proteção da criança pela internet e realiza cursos e eventos, além de treinar adolescentes sobre a “cultura do bom trato”. O foco deste ano é alertar a população para o risco de aumento de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo no período das Olimpíadas. Como resultado, as igrejas e organizações se envolvem na luta contra o problema e adolescentes são capacitados para eles mesmos sensibilizarem outros por meio das chamadas “Campanhas de Vacinação Pelos Bons Tratos”.

Deus ouve o choro da criança
“Deus ouviu o choro de Ismael, filho de Agar. Deus ouve o choro das crianças ainda hoje. Somos as mãos, os pés e os ouvidos de Jesus na terra. Essa é a nossa responsabilidade. Há um alto índice de crianças sendo abusadas e exploradas sexualmente. Temos que ser sensíveis ao grito das crianças que sofrem”.
Gisele Kallaur

Próximas ações

– Oficina pelos Bons Tratos
No próximo sábado, dia 14, será realizada a última oficina “Um Trato pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes”, na Igreja Batista Independente Jardim Santa Cruz, no Rio de Janeiro.  O treinamento disponibilizará capacitação teórica e prática em prevenção dos maus tratos e promoção de bons tratos, técnicas artísticas, expressivas e recreativas, dirigidas a adolescentes e educadores de diversas instituições. Mais informações aqui.

– 18 de maio
No Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a campanha vai realizar um fórum na Igreja Batista Memorial da Tijuca, Rio de Janeiro, para discutir o tema. Estarão presentes Clenir Santos, representante da Lifewords/RENAS no CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Silvana Bezerra, da Bola na Rede, e Benjamim César, da Visão Mundial. Mais informações aqui.

– Em Fortaleza
Mesmo que o foco seja mesmo o Rio de Janeiro, a campanha também vai realizar no próximo dia 22 uma caminhada contra a exploração sexual de crianças em Fortaleza (CE), cidade turística com alto índice de casos. Centenas de pessoas devem participar.

– Mutirão de Oração
Outra ação apoiada pela campanha é o 21º Mutirão Mundial de Oração Pelas Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social, que acontece no primeiro fim de semana de junho (de 3 a 5). Liderado pela Rede Mãos Dadas, o mutirão será realizado também pelos voluntários do Bola na Rede. Mais informações aqui.

– Olimpíadas
Os jogos olímpicos do Rio de Janeiro vão ocorrer de 5 a 21 de agosto, com a presença de 10 mil atletas. Foram colocados à venda 7,5 milhões de ingressos. Nos 17 dias, a Bola na Rede terá equipes de voluntários nas ruas abordando turistas e distribuindo material sobre o que é e como denunciar a exploração sexual. Os adolescentes vão realizar a campanha de vacinação pelos bons tratos, dialogando com as pessoas e oferecendo uma balinha simbolizando o bom trato.

Como participar?
Se você quer participar da campanha Bola na Rede, você pode:
1. Orar e mobilizar outros a orarem.
2. Divulgar a campanha. Visite o site e o Facebook.
3. Contribuir como voluntário ou com doações financeiras.
Para mais informações, envie um e-mail para bolanarede.comunicacao@gmail.com

Recursos para sua igreja
O Bola na Rede preparou o vasto material para que igrejas – e seus diversos grupos – dediquem seis semanas para pensar e refletir sobre a grandiosidade das crianças e adolescentes do seu bairro, da sua cidade, do nosso país.

Clique aqui e baixe 6 liturgias para cultos, 5 dinâmicas para trabalho com crianças e o guia de oração do Mutirão de Oração.

treinamento_vacinacao

Educadoras treinadas em favor dos bons tratos da criança

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim