Maio Laranja: a luta contra o abuso e exploração viva na mente dos mineiros e brasileiros.

Maio Laranja: a luta contra o abuso e exploração viva na mente dos mineiros e brasileiros.

A REVTS/MG articuladora da Campanha Bola Na Rede/RENAS em Minas Gerais, mantém viva a memória do Dia 18 de Maio e concentra esforços para que toda a população se conscientize da importância de valorizar e defender os direitos de crianças e do adolescentes no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de contra esse público vulnerável.

A Rede integra a coordenação colegiada do FEVCAMG – Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais. Para alcançar maior capilaridade articulam junto ao Fórum e poder executivo municipal a Campanha Maio Laranja através do projeto de lei 111/2017, lançada em 02 de maio de 2017. A inspiração e autorização do #MaioLaranja vêm da Paraíba que já realiza a campanha do Maio Laranja.

Visando unificar as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo estado de Minas Gerais o Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de MinasGerais – FEVCAMG convidou as instituições do poder público e da sociedade civil e os demais militantes dos movimentos de defesa dos direitos da criança e do adolescente a construírem conjuntamente o Maio Laranja como o Mês do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante todo mês a campanha pretende sensibilizar a população do estado de Minas Gerais quanto à importância do enfrentamento à violência sexual e instrumentalizar as

crianças e adolescentes sobre os seus direitos no que se refere à proteção em situações de abuso e exploração sexual, também incentivar as denúncias dos casos de violação desses

direitos. A cor laranja foi escolhida em alusão a gérbera laranja da campanha Faça Bonito, símbolo nacional do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e também inspirado na cor da Camisa da Campanha Bola na Rede.

A Campanha Maio Laranja trabalha com a hashtag #MaioLaranja, a fim de fortalecer as ações online. Assim, solicitamos a todos  que usem a #MaioLaranja para todas as postagens que fizerem nas redes sociais. Contribua com a campanha divulgando o #MaioLaranja.

Ao final da campanha será elaborado um relatório do 18 de Maio em Minas Gerais, onde todas as ações compartilhadas com a campanha serão agregadas em um único documento que irá compor o relatório do Brasil realizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais.

Petrúcia de Melo Andrade 

Psicóloga, especialista em Criminologia, Coordenadora do Comitê de Ação Social da Convenção Batista Mineira, Membro da Coordenação Colegiada da REVTS – Rede Evangélica do Terceiro Setor de MG. Conselheira Estadual – CEDCA/MG. Consultora do Programa CLAVES Brasil.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso boletim informativo

Preencha o formulário abaixo para receber nosso boletim