“A ti, Senhor, eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo”

Comente!

“Queimadas na Amazônia podem ser vistas do espaço, mostra Nasa.” – Exame, 22/08/2019.

“Amazônia concentra 52,5% das queimadas em 2019.” – GloboNews, 21/08/2019.

“‘Verdadeiro desastre’: queimadas na Amazônia ganham repercussão mundial.” – Veja, 22/08/2019.

Essas são apenas algumas manchetes dos principais canais de comunicação do país, sobre as queimadas que atingem Amazônia desde o fim de julho.

A Rede Miqueias, movimento cristão global de pessoas, organizações e igrejas que estão comprometidos em reduzir a pobreza global e a desigualdade, publicou um posicionamento sobre tais acontecimentos, bem como sobre a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, que foi realizada em Salvador a partir da segunda-feira, 19.

Pronunciamento Miqueias Brasil

“A ti, Senhor, eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo” – Joel 1:19

O profeta Joel utiliza uma linguagem apocalíptica para denunciar a difícil situação que o povo vivia: intromissão dos povos estrangeiros, cobrança de altos tributos, tráfico de escravos, sustento das instituições teocráticas. O povo sofria com a injustiça social e a calamidade da natureza.

Nós de Miquéias Brasil, da mesma forma, vimos denunciar e manifestar nossa indignação com as calamidades que estamos assistindo nos dias de hoje, que decorrem da ação humana, seja por falta de cuidado com a criação de Deus, seja pela ganância ao derrubar árvores e provocar queimadas para, em seu lugar, implantar grandes projetos pecuários e do agronegócio.

As queimadas aumentaram 82% em relação a 2018 e se alastram pelos estados do Norte e Centro-Oeste do país, afetando também cidades do Centro-Sul e milhões de pessoas. Todo este projeto de destruição e morte tem ganhado impulso com a constante negação e ridicularização das mudanças climáticas e a desmoralização dos órgãos de controle e pesquisa por parte daqueles que deveriam ser os maiores responsáveis pela preservação ambiental.

A Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada pela ONU, que está acontecendo em Salvador, Bahia, reitera a denúncia feita há algum tempo: estamos enfrentando uma emergência climática de âmbito global.

Nós de Miquéias Brasil endossamos todas as teses das conferências sobre o clima. E, como o profeta Joel, queremos fazer um forte apelo à conversão no coração, não apenas na aparência, que nos leve a um consumo consciente e ao respeito pela criação.

Clamamos a Deus por misericórdia e perdão pelos muitos pecados que temos cometido contra a Sua criação e exigimos mais responsabilidade das autoridades, que têm o dever de cuidar do nosso patrimônio ambiental, e desafiamos cada brasileiro e brasileira a se manifestar em oposição ao que aqui denunciamos de modo que todos sejamos agentes no cuidado e defesa do que é um bem de todos nós brasileiros e da humanidade: nossas florestas.

Para acessar o documento original, clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *