Carta de Princípios
Identidade
Somos uma ampla rede de relacionamentos entre organizações e igrejas evangélicas que atuam na área social, no Brasil.
Propósito
Proporcionar espaços de encorajamento, capacitação, articulação, mobilização, troca de experiências, informações, recursos e tecnologia social.
Missão
Ser expressão dos valores do Reino de Deus e da missão de Jesus na sociedade brasileira, fomentando os valores de justiça, respeito, equidade, bondade e misericórdia por meio da ação social e na defesa dos direitos humanos.
Visão
Organizações e igrejas evangélicas articuladas, mobilizadas, fortalecidas e qualificadas em suas ações sociais em todo território nacional.
Justificativas
- a) Bíblica
“O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. (Mateus 25.40)
“Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene”. (Amós 5.24)
Deus se preocupa com a desigualdade e a injustiça social. Ele é um Deus justo e compassivo. A Bíblia demonstra isto, de forma contundente, citando inúmeras vezes a vontade de Deus sobre assuntos como: justiça, higiene e saneamento, saúde individual e pública, tortura, direitos trabalhistas, refugiados, alimentação, violência, agricultura, meio ambiente, prisões, infância, velhice, paz, guerra, ensino, política, advocacy, trabalho, fome, guerra, vulnerabilidade, escravos, pragas, sexualidade, habitação, acesso à água, vida urbana e rural, mordomia, crueldade, macro e microeconomia, orfandade, família, equidade, pobreza, riqueza, entre outros.
O Reino de Deus é o principal modelo para a nossa sociedade. Um reino de “paz, alegria e justiça” (Rm 14.17), onde o Rei é louvado plenamente e toda a criatura encontra sentido nele e em suas obras.
Vem aumentando a compreensão holística e bíblica sobre a missão da igreja, como reflexo e testemunho obediente do caráter de Deus. No Brasil e outros países, “Missão Integral” é um termo conhecido que expressa mais claramente esta compreensão e que conseguiu nas últimas décadas envolver movimentos, igrejas, organizações e redes. Em nível internacional, é possível encontrar no Movimento Lausanne esforço parecido. Há ainda outras iniciativas que agregam a igreja em torno de sua responsabilidade coerente e integral, como a Rede Miquéias.
- b) Contextual
O Brasil é um país muito desigual, e ainda persistem milhares de famílias empobrecidas, e muitas pessoas que sofrem injustiças e privações de seus direitos sociais, violações de direitos humanos além de outras injustiças sociais sistêmicas e ambientais.
Fica cada vez mais evidente que as igrejas e as organizações sociais de iniciativa evangélica se constituem em uma relevante força nacional. Isso, porém, por muito tempo, se deu de forma desarticulada, com esforços dispersos, sem muita visibilidade e representatividade nos espaços públicos e com baixa influência nas políticas de governança. Era necessário que houvesse articulação, troca de informações e recursos, qualificação e formação técnica, inovação, gestão profissional, transparência e ética, visibilidade, abrangência nacional e territorial, representatividade, incidência em políticas públicas, monitoramento e avaliação, diagnóstico, participação e controle social, entre outros.
Faltava a construção de uma ampla rede de relacionamentos entre organizações e igrejas evangélicas que atuam na área social, no sentido de proporcionar formação, encorajamento, capacitação, articulação; para transformação no âmbito da participação e controle social e nas frentes da ação social. Como consequência, havia um significativo desconhecimento das ações sociais desenvolvidas pelos evangélicos no Brasil, bem como da relevância desse trabalho para a sociedade.
Faltava também um espaço evangélico para trocas de experiências que propiciem o acesso das organizações evangélicas de ação social aos diversos recursos existentes.
Foi neste contexto que surgiu a RENAS – Rede Evangélica Nacional de Ação Social.
- c) Política
A caminhada da RENAS se pauta na fé em Jesus Cristo e na participação genuína em seu Reino, assumindo um papel de protagonista na articulação de organizações que, por meio da participação social legitimada pela democracia, levantam a bandeira da justiça — não de um partido ou grupo político.
A atuação da RENAS – seja em dimensões locais quanto regionais e nacionais – se dá em meio à diversidade de opiniões do povo evangélico no país e em meio a possíveis conflitos que o contexto desta diversidade possa gerar. No entanto, a RENAS crê que somos chamados para caminhar juntos, como povo de Deus, sendo “sal” e “luz”, para a glória de Deus.
Leia a declaração “A Posição Política da RENAS”.
Histórico
2000 – Três organizações se encontram no CLADE 4, em Quito, Equador, e conversam sobre a ação social no Brasil
2001 – Visão Mundial realizou uma consulta com várias organizações que atuavam na área da criança e adolescente em situação de risco.
2002 – Realizou-se um segundo encontro onde foi proposto um encontro nacional com as lideranças das organizações evangélicas.
Março de 2003 – Consulta com 80 igrejas e organizações sociais para pensar na proposta de formação de uma rede evangélica de ação social
Novembro de 2004 – Durante o Congresso Brasileiro de Evangelização (CBE), várias reuniões aconteceram para a consolidação da RENAS.
Março de 2006 – 1º Encontro Nacional da RENAS, no Vale da Benção, em Araçariguama (SP), com tema “Trabalhando em rede”.
Maio de 2006 – RENAS participa da reunião com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a presidência da República, com representantes dos segmentos religiosos.
Setembro de 2007 – 2º Encontro Nacional da RENAS, em Belo Horizonte (MG), com o tema “Caminhos Alternativos para desenvolvimento Comunitário e a Geração de Trabalho e Renda”.
2007 – RENAS passa a fazer parte do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).
Agosto de 2008 – 3º Encontro Nacional da RENAS, em Curitiba (PR), com tema “Ouvindo o Coração de Deus para com o Pobre”.
Agosto de 2009 – 4º Encontro Nacional da RENAS, no Rio de Janeiro (RJ), com o tema “A Igreja de Cristo promovendo a Justiça”.
Agosto de 2010 – 5º Encontro Nacional da RENAS, em Camaragibe (Grande Recife, PE), com o tema “Transformando a sociedade a partir da igreja local”.
Março de 2011 – Lançamento da Campanha “Bola na Rede”.
Setembro de 2011 – 6º Encontro Nacional da RENAS, em Luziânia (GO), com o tema “Missão Integral: Participação Política e Justiça Social”.
Novembro de 2011 – RENAS ajuda a criar a Aliança Evangélica.
Setembro de 2012 – 7º Encontro Nacional da RENAS, em Manaus (AM), com o tema “Vida em abundância: ação social, sustentabilidade e justiça”.
Setembro de 2013 – 8º Encontro Nacional da RENAS, em Fortaleza (CE), com o tema “Criança, Sociedade e Igreja: caminhos do reino de Deus para a proteção de crianças e adolescentes”.
Fevereiro de 2014 – RENAS/Bola na Rede, Tearfund e Visão Mundial participam da reunião promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília, com líderes religiosos para tratar sobre o perigo da exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo.
Setembro de 2014 – 9º Encontro Nacional da RENAS, em Curitiba (PR), com o tema “Equidade: A Justiça do Reino de Deus”
Setembro de 2015 – 10º Encontro Nacional da RENAS, em Araçariguama, SP, com o tema “Seguir a Jesus: ver, sentir e agir – Igrejas e organizações em rede pela vida plena”.
2016 – Encontros Regionais RENAS : Salvador, Belo Horizonte, Santarém e Recife temas diversos relacionados à equidade.
Outubro de 2018 – 11° Encontro Nacional RENAS em Natal/RN, em parceria com a ALEF, com o tema “ Venha o teu Reino – Uma igreja para hoje”
Setembro 2019 – 12° Encontro RENAS no Rio de Janeiro, com o tema “Pai nosso, seja feita a tua vontade”
Objetivos específicos
- Redes:incentivar e fortalecer a criação de Redes locais, regionais e temáticas, marcando presença em todos os lugares onde a ação social é necessária.
- Políticas públicas:articular e mobilizar a Rede em torno de ações transformadoras no campo das políticas públicas, independente do grupo ou partido político.
- Comunicação:promover e facilitar a comunicação com os atores sociais evangélicos e com diversos públicos interessados na ação social.
- Capacitação: facilitar a capacitação dos atores sociais evangélicos.
- Gestão:ter uma gestão que cumpra a missão da RENAS e contribua para o trabalho em rede.
Princípios
- a) Princípios de gestão:Gestão transparente, democrática e participativa, horizontalidade nas relações, autosustentabilidade e representatividade.
- b) Princípios políticos:Prática da misericórdia e da justiça para transformação da sociedade, democracia participativa, caráter de inclusão. Não ser instrumento de interesse político partidário, mas caminhar por meio da participação social democrática em busca da justiça.
- c) Princípios éticos:Fundamentar as ações em valores e princípios do Reino de Deus, como justiça social, amor, solidariedade, verdade, integridade, transparência, atuando de acordo com a visão integral e sistêmica na valorização da vida, respeitando os direitos das pessoas, bem como as diferenças e individualidades dos integrantes da rede.
Integrantes
- Organizações evangélicas de ação social (associações, fundações, OSCIP’s, etc);
- Igrejas evangélicas (denominações e departamentos de ação social);
- Movimentos evangélicos e organizações representativas e por segmento, que atuem nas áreas socioambiental, cultural e educacional.
- Redes locais e temáticas;
Estrutura
- Sede física
A RENAS é hospedada por uma organização social filiada, que cede espaço para o seu funcionamento. Atualmente, a FEPAS cede o espaço para o escritório da RENAS e vem assumindo, junto com a AEBVB, as obrigações legais da rede. - Estrutura de governança
– Fórum ou reunião de todos integrantes
– Grupo Gestor
– Grupo Coordenador
– Conselho consultivo (ex-integrantes do grupo coordenador)
– Grupos de Trabalho
– Núcleos de Apoio (secretaria executiva e comunicação)
- Execução de atividades
Temos uma secretária executiva e um gestor de comunicação, além de prestadores de serviços eventuais e diversos voluntários.
Sustentabilidade
- Adesão no valor anual de R$ 1.500,00 (parcelado ou não);
- Contribuição dos participantes da RENAS designada para ações específicas;
- Doação de organizações sociais e/ou empresas;
- Disponibilidade de recursos humanos e recursos de material permanente de organizações sociais;
- Resultados de eventos.
Comunicação
Boletins quinzenais: Atalhos e Entre Nós
Site: www.renas.org.br
Facebook: facebook.com/renasbrasil; Instagram: instagram.com/renasbrasil
Grupo Gestor
Organizações
Associação Educação Beneficente Vale da Benção (AEBVB) | Débora Fahur | SP |
Asas de Socorro | Eunice Cunha | GO |
CECOVI/CELC | Leonina Cunha | PR |
Visão Mundial | Welinton Pereira | DF |
Médicos de Cristo | Soraya Dias | MG |
MEAP | Jandira Almeida | SP |
Missão Aliança | Eliza Moulin | PR |
Exército de Salvação | Mj Milka Santos | SP |
ACRIDAS | Gerhard Fuchs | PR |
Editora Ultimato | Klênia Fassoni | MG |
Redes
Rede | Representante | UF |
Rede CADI | Mauricio Cunha | PR |
RENAS São Paulo | Tércio Freire | SP |
RENAS Ceará | Jailma Rodrigues | CE |
Rede Mãos Dadas | Elsie Gilbert | MG |
REVTS-MG | Marcelo Savassi | MG |
Rede FALE | Morgana Boostel | ES |
FEPAS | Ana Elisa | DF |
RENAS Amazonas | Wilma Ribeiro | AM |
RENAS Bahia | Silas Santana | BA |
REPAS | Patrick Reason | PR |
RENAS Tocantins | Dorotheia Luz | TO |
Venha fazer parte
- Acompanhe a RENAS: assine gratuitamente o boletim “Atalhos”.
- Torne-se parceiro: preencha a ficha de adesão em anexo (ou solicite-a).
- Participe de uma rede local ou temática.
Contato
RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social)
Secretaria Executiva: Rua José Lins do Rego, 65 – Parque Taquaral, Campinas – SP – Brasil Cep: 13087-221. Telefone: (19) 3326-6782. E-mail: renas@renas.org.br
Site: www.renas.org.br
E-mail / Comunicação: contato@renas.org.br