“No Princípio Era o Verbo: 500 Anos da Reforma”

Deixar um comentário

“No Princípio Era o Verbo: 500 Anos da Reforma” é o tema da 13ª edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Espaço Cultural Presbiteriano de Pinheiros, em São Paulo (SP). Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento abordará os legados desse movimento iniciado na Alemanha no século 16 por Martinho Lutero, que destacou a centralidade da Bíblia para a fé e a vida cristãs.

O 13º Fórum de Ciências Bíblias será aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral. A inscrição custa R$ 40,00 (o equivalente à oferta no valor de duas Bíblias) e R$ 20,00 para pastores e seminaristas, podendo ser feita por meio do link:https://www.eventbrite.com.br/e/13o-forum-de-ciencias-biblicas-tickets-31875221646. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3475-5827 ou pelo site www.sbb.org.br

Confira a programação do 13º Fórum de Ciências Bíblicas

 Dia 31 de agosto – Quinta-feira

A Carta aos Romanos e sua influência na Reforma: Um estudo do texto de Romanos, com olhar especial aos textos que foram relevantes para a obra da Reforma.

Prof. Dr. Jean Carlos Zukowski: graduado em Teologia, tem mestrado em História do Adventismo e doutorado em Religião, com ênfase em História do Cristianismo.

O papel da Bíblia na Igreja Católica hoje: Como a Igreja Católica está incentivando a leitura da Bíblia e a transmissão de seu conteúdo.

Dom Jacinto Bergmann: arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (RS).

O Antigo Testamento Interlinear: O progresso do trabalho de elaboração do Antigo Testamento Interlinear e alguns de seus desafios.

Prof. Dr. Edson de Faria Francisco: Graduado em Letras, é mestre, doutor e pós-doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas. Suas pesquisas e atuação como docente estão concentradas nas línguas bíblicas (hebraico e grego).

A graça de Deus como misericórdia infinita: O participante terá a oportunidade de visitar o texto da tese de doutorado da palestrante, podendo observar como este tema apresenta-se hoje.

Prof. Dra. Elza Tamez: É uma estudiosa e teóloga bíblica respeitada internacionalmente. Nascida no México, reside atualmente na Costa Rica, onde atua no corpo docente da Universidade Bíblica Latino-americana em San José. Tem doutorado em Teologia e já recebeu vários prêmios por suas contribuições à Hermenêutica Bíblica Contextual.

Dia 1º de setembro – Sexta-feira

Comparando traduções Bíblicas: O surgimento de diversas traduções bíblicas trouxe à tona a pergunta: Qual o seu uso? E é justamente sobre essa temática que a palestrante irá falar.

Profa. Dra. Mariú Moreira Madureira Lopes: Tem graduação, mestrado e doutorado em Letras, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: funcionalismo na tradução, tradução bíblica e relações entre linguagem e contexto.

A Bíblia, a Reforma e as Igrejas Pentecostais: Como as Igrejas Pentecostais olham para a Reforma protestante? Como elas fazem a relação entre Bíblia, Reforma e Igrejas Pentecostais?

Pastor Walter Brunelli: Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Bereana, é graduado em Teologia, mestre em Ciências da Religião e pós-graduado em Didática do Ensino Superior.

Lançamentos e Avanços na área de tradução bíblica no mundo.

Rev. Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

Dr. Esteban Voth: É diretor mundial da equipe de assessores de tradução dasSociedades Bíblicas Unidas. Lidera a capacitação e o trabalho dos biblistas dessa organização em nível mundial, que coordenam mais de 450 projetos de tradução da Bíblia. Voth é especialista em Antigo Testamento e participou da Tradução em Linguagem Atual (TLA) da Bíblia Sagrada.

A Bíblia na plantação da igreja relevante para a sociedade: O crescimento da Igreja é um tema importante para o povo de Deus. A Bíblia exerce ou deveria exercer papel fundamental neste tema. Nessa palestra será abordado como o uso da Bíblia faz com que a Igreja seja cada vez mais relevante na sociedade atual.

Prof. Dr. Johannes Reimer: Doutor em Teologia, é professor de Missiologia. Autor de diversos livros e presidente da Sociedade de Educação e Pesquisa na Europa, é membro do Conselho da Fundação Superior Social, que promove projetos sociais em uma região da Alemanha, e conselheiro da Associação Evangélica ProChrist.

Fonte: SBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *