Fórum Igrejas Ecocidadãs mobiliza organizações em prol do meio ambiente

Deixar um comentário

O mês de julho tem sido marcante para RENAS Bahia. Ativa em vários eventos, a Rede se faz presente para mobilizar a sociedade, o envolvimento da igreja e a capacitação das Organizações da Sociedade Civil.

Nos dias 21 e 22 de julho, na Segunda Igreja Batista de Caçamari/BA, RENAS esteve presente no Fórum Igrejas Ecocidadãs – Reino, Sustentabilidade e Economia Solidária, promovido pelo movimento de pastores da região metropolitana da Bahia.

Lucy Luz, representante RENAS Bahia teve a oportunidade de participar como palestrante e pode envolver os presentes na temática da Missão Integral. “Falamos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e apresentamos o filme da organização Tearfund sobre a campanha Renove Nosso Mundo.” – disse Lucy.

O Pr. Silas Santana fez a abordagem teológica sobre a importância do cuidado com a criação de Deus  e sugeriu ações práticas na coordenação da oficina de compostagem, realizada numa área da igreja.

Sendo um desafio de conscientização e mobilização, o meio ambiente tem se tornado uma temática cada vez mais presente nas igrejas e também nos Encontros Renas e nas Reuniões de Filiadas, com o objetivo de envolver cada vez mais o membros no papel protagonistas e promotores em favor da criação de Deus.

O evento, apoiado pelo Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI, Tearfund, Movimento Reino de Paz e Justiça, Instituto Carvalho de Justiça, Igreja Batista Monte Moriah, Segunda Igreja Batista de Candeias e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, contou com a participação de outras igrejas evangélicas da região metropolitana.

Acontecendo também no estado baiano, são as ações de fortalecimento das OSCs através do MROSC. “Participamos de uma reunião do Projeto de Multiplicação do Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil – MROSC na Bahia e também estaremos em Feira de Santana. Em breve, chegaremos nos municípios de Tancredo Neves, Mutuípe, Juazeiro, Itabuna, entre outros.” – esclarece Lucy..

Recentemente RENAS Bahia participou do Seminário de Multiplicadores do MROSC, a fim de contribuir com a disseminação da plataforma no estado e municípios.

RENAS esteve envolvida nacionalmente desde o início do processo de construção de um novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil. Como rede, integrou o Grupo de Trabalho: Governo e Sociedade Civil e também compôs a Plataforma MROSC, sendo uma das responsáveis pelo empenho na aprovação da Lei 13.019/2014, que estabelece novas formas de parceria em substituição aos convênios, instrumentos mais apropriados à relação entre as administrações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *