Eles querem mais! O nascimento de RENAS Jovem
Ir às ruas, abordar brasileiros e estrangeiros, defender seus direitos… Não foi o bastante para saciar o desejo de uma galera que vem fazendo diferença em RENAS. Depois de participarem da Campanha Bola na Rede – Um gol contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, o envolvimento de adolescentes e jovens aumentou em nossa rede.
Prova disso, são os adolescentes do Rio de Janeiro. Eles querem mais!
“E agora? A campanha acabou, não tem nada para nós participarmos?” , foi a pergunta feita por vários adolescentes. Observando isso, os integrantes da rede convidaram três adolescentes para participarem de uma conversa, durante a reunião periódica de RENAS Rio, que aconteceu dia 08 de maio. Eles foram desafiados a serem motivadores de outros jovens, continuando com o papel de protagonistas.
“É uma causa nossa (sobre a proteção de crianças e adolescentes), mas nós não estamos sendo protagonistas. Vocês (RENAS), lutam por nós, mas nós, como adolescentes, precisamos fazer isso também.” – declararam Sheila, 18 anos e Miguel, 14 anos – estudantes e participantes do CADI Maré e da Campanha Bola na Rede.
Os facilitadores de RENAS Rio esclareceram que esta demanda surgiu da necessidade de empoderar, “dar voz” aos adolescentes. “Essa é uma solicitação que já vem sido feita pelos próprios adolescentes que se engajaram e participaram ativamente da Campanha BNR durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.”
Eles desejam se envolver em diversas frentes da sociedade. Nathalia, de 17 anos, participou em 2016 do Movimento Candelária Nunca Mais. Um memorial a chacina da Candelária que dizimou adolescentes e jovens na cidade maravilhosa.
“Os adolescentes precisam entender que aquilo (a chacina da Candelária) aconteceu com outros adolescentes, mas poderia ter sido com você, e isso (a violência) te afeta diretamente. É entender e lutar pela causa dos adolescentes.” – disse a adolescente, que é estudante e estagiária no Projeto Calçada.
Diante dessa sede por empoderamento e ação, foi encaminhada a proposta de RENAS Jovem ou Teen. O nome ainda está em definição.
Nathalia, Sheila e Miguel já estão sendo inseridos no GT Fóruns. Além da proposta da organização de um Fórum sobre a Maioridade Penal, para julho desde ano e a participação de RENAS Rio, empoderando adolescentes e jovens no Movimento Candelária Nunca Mais, do dia 23 de julho, quando será realizada uma passeata.
Olá!
Me chamo Natália (19) sou jovem protagonista no meu estado (PB), participo da rede de proteção de crianças e adolescentes e da REMAR (rede margarida pró crianças e adolescentes) e gostaria de somar nesse projeto.
Olá, Natalia! Que alegria sua mensagem. Poderia nos enviar seu email ou escrever para renas@renas.org.br? Assim podemos te orientar sobre Renas em seu estado.
Ótima iniciativa! É lindo ver a juventude brasileira engajada em causas tão importantes.