Desastre Ambiental em Nicolândia: você pode atuar e ajudar.

Comente!

“A situação em Nicolândia é muito triste. As fotos são desoladoras, muitas casas destruídas, no chão, literalmente. O rastro de destruição deixado pela forte correnteza é nítido, coberto de lama. As pessoas ainda estão muito abaladas e ainda sem forças para conseguir arrumar e limpar toda a casa para retornarem a seus lares. Precisam ser ouvidas. À noite ainda tem pesadelos, flashes de lembrança do que aconteceu naquela noite chuvosa. Da noite para o dia perderam tudo! Há grande necessidade de psicólogos experientes em catástrofes para cuidar dessas pessoas, que agora vivem em abrigos. ” – relatou Aline Frossard, Rede SOS Global.

São quase mil desabrigados em Nicolândia, distrito de Resplendor/MG, desde o dia 19 de novembro, quando iniciou-se a queda de fortes chuvas na região. Pontes e estradas cederam e tornaram-se inacessíveis, dificultando o resgate e isolando moradores sobreviventes. Pelo menos 160 imóveis foram destruídos.

Segundo o boletim da AME – Associação Missão Esperança e Rede SOS Global, “destroços sos-nicolandia20162de casas no chão se tornaram o cenário da cidade. A correnteza gerada pela fortíssima chuva deixou um enorme rastro de destruição. Os moradores estão traumatizados, se sentindo sozinhos, revivem o desespero daquela noite.”

O Comitê RENAS para Desastres Ambientais, através da AME, SOS Global e REVTS, está atuando para desenvolver as ações emergenciais, tais como:

  • Limpeza da lama, destroços e móveis das ruas e residências que ainda estão de pé;
  • Organização das doações recebidas;
  • Profissionais na área de psicologia e  aconselhamento;
  • Atividades para as crianças que perderam tudo e estão vivendo nos abrigos;
  • Cabeleireiros, manicures e esteticistas;
  • Pedreiros para ajudar na reconstrução das casas.

Como ajudar?

DOE – através de contribuições de qualquer valor são bem vindas. Elas auxiliarão nos custos de viagem de voluntários e materiais necessários para o trabalho. Informe-se em amebrasil@terra.com.br;

ORE – interceda por aqueles que perderam casas, famílias, sonhos… Peça a Deus sabedoria e saúde para a equipe de voluntários;

– Você pode ser um voluntário para fazer o que puder fazer. A primeira equipe seguirá para Nicolândia dia 02 de dezembro. Se você puder seguir em alguma outra data e doar algum dia, entre em contato com amebrasil@terra.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *